Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp iniciou uma colaboração técnica com a Prefeitura de Campinas para treinamento em Linguagem Simples, uma forma de comunicação usada para transmitir informações de maneira objetiva e inclusiva. A adoção da Linguagem Simples está na pauta obrigatória de diversos órgãos públicos. 

Para celebrar a parceria, foi realizada nesta quinta-feira, dia 29, uma palestra com o instrutor da Educorp e especialista no tema Thiago Pinheiro Rosa. O evento ocorreu no Salão Vermelho da Prefeitura e reuniu dezenas de servidores das mais diversas áreas. 

A abertura foi realizada pela secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Prefeitura, Eliane Jocelaine Pereira. Segundo a secretária, a Carta de Serviços organizada pelos órgãos públicos é obrigatória e promove a ampliação do alcance das políticas públicas desenvolvidas pelo município. Daí a importância de torná-la acessível à população. 

Servidores de diversas áreas da Prefeitura de Campinas participaram da palestra sobre Linguagem Simples
Servidores de diversas áreas da Prefeitura de Campinas participaram da palestra sobre Linguagem Simples

O diretor executivo da Educorp, Edison Lins, destacou a importância da parceria técnica entre as duas instâncias públicas e o impacto positivo para a população de uma maneira geral. De acordo com Lins, o curso de Linguagem Simples é um dos mais procurados pelos profissionais da Unicamp. “Há um grupo de trabalho designado pela Coordenadoria Geral da Universidade para apresentação de propostas baseadas no tema”, explicou. 

Para Rosa, além da técnica de comunicação colaborar efetivamente para a redação de documentos simplificados , a motivação social faz toda diferença. “É um enorme privilégio poder colaborar com a iniciativa de incluir Linguagem Simples na elaboração da Carta de Serviços da Prefeitura”, conclui. 

Leia mais: 

GT Linguagem Simples realiza diagnóstico dos atos da comunicação institucional interna

Podcast aborda uso de linguagem simples em hospitais

Ir para o topo