Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Em 28 de fevereiro, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu o 2º Seminário de Saúde Auditiva de Campinas: “O papel dos profissionais da Saúde da Família e da E-multi”. O evento foi organizado pela Unicamp, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. O objetivo foi promover um espaço de formação na área da saúde auditiva para profissionais da rede SUS Campinas e instituições conveniadas, bem como usuários, gestores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Nubia Vianna, docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM e anfitriã do evento, lembrou que desde 2021 as três instituições desenvolvem a pesquisa “Análise de um centro de reabilitação auditiva: usuários, gestores e trabalhadores como guias”, em que é avaliado o serviço de saúde auditiva do Hospital da PUC, bem como sua relação com os demais serviços da rede SUS Campinas. O estudo teve desdobramento nacional, vinculado ao Observatório Microvetorial de Políticas Públicas em Saúde e Educação em Saúde.

“Acreditamos em um jeito de fazer pesquisa que promova o envolvimento dos atores sociais relacionados, refletindo sobre a saúde auditiva na cidade e na região. Esse seminário também se configura como uma ação de educação permanente, uma vez que visa promover o desenvolvimento de competências para o SUS, transformação das práticas, melhoria da qualidade da assistência e formação de profissionais críticos e proativos, disponíveis para o trabalho em equipe”, declarou Nubia na mesa de abertura do evento.

Leia matéria na íntegra publicada no site da FCM.