Programa UniversIDADE abre semestre letivo celebrando expansão e parcerias

A iniciativa chega a 2024 oferecendo 5 mil vagas em 177 atividades e com quase 900 inscritos; proposta é ampliar ações a serem desenvolvidas no HC e na região central da cidade

O novo ano de atividades do Programa UniversIDADE começou nesta terça-feira (5), no Centro de Convenções da Unicamp (CDC). O programa, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), chega a 2024 oferecendo 5 mil vagas em 177 atividades e com quase 900 inscritos. A abertura do semestre contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, e da coordenadora do programa, Alice Helena de Danielli, além da equipe e de alunos envolvidos no projeto.

Para Coelho, o programa cumpre funções importantes, tanto no oferecimento de atividades de qualidade para o público 50+ quanto na promoção de laços afetivos. “Esse é um programa que envolve as pessoas, algumas um tanto quanto solitárias, e oferece essa oportunidade de estar na universidade, participando de atividades muito interessantes. Ele traz a sensação de pertencimento e, sem dúvida nenhuma, tem um enorme impacto na vida de todos os envolvidos”, enfatizou o pró-reitor. Segundo ele, a maturidade e o potencial do programa levam a Proec a desejar cada vez expandir os projetos desenvolvidos ali.

Danielli destacou o fato de ter se ampliado a interação do programa com a área de graduação da Universidade, um processo impulsionado pela curricularização da extensão.  “Essa parceria com alunos, docentes e pesquisadores tem dado bons frutos, o que ajuda a ampliar a oferta de atividades e promove benefícios para os participantes e os alunos do UniversIDADE”, afirmou. Segundo ela, o programa oferece bolsas para alunos de graduação e pós-graduação, além de apoio em pesquisas. “Temos a expectativa de que, em breve, os alunos de graduação da Unicamp poderão oferecer atividades que sejam contabilizadas como horas de extensão no currículo.”

A coordenadora aposta ainda na ampliação da oferta de projetos envolvendo ações a serem desenvolvidas no Hospital de Clinicas (HC) da Unicamp e na região central da cidade de Campinas.

Leia a matéria na íntegra no site da Proec.