Com o objetivo de discutir as perspectivas futuras para a consolidação das ouvidorias, a Ouvidoria Geral da Unicamp realizou um encontro com diversas autoridades e profissionais da área nesta segunda-feira (11), no Centro de Convenções. Na ocasião, também foram celebrados os 20 anos do órgão na Universidade.
O evento denominado “Ouvidoria Geral da Unicamp – 20 anos de portas abertas” contou com a presença da reitora em exercício, Maria Luiza Moretti, do secretário municipal de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, e da presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, Adriana Eugênio Alvim Barreiro. O reitor Antonio José de Almeida Meirelles, embora estivesse em viagem à China, enviou mensagem de boas-vindas ao público presente.
No período da manhã, Tadeu Jorge — reitor da Unicamp de 2005 a 2009 e de 2013 a 2015 — apresentou um resgate histórico e o contexto de implantação da ouvidoria na Universidade. Valmir Gomes Dias abordou a importância das ouvidorias públicas na resolução e no acolhimento humanizado das demandas.
À tarde, uma mesa redonda, composta pelos representantes das várias ouvidorias da Unicamp, discutiu o papel dos órgãos na Universidade. O encerramento das palestras ficou a cargo do controlador geral da Unicamp, Álvaro de Oliveira D’Antona. A ouvidora geral Cecília Marcia Pereira Lopes fez as considerações finais do evento.
Assista ao ciclo de palestras transmitido pelo Canal Imprensa da Unicamp: