A Faculdade de Enfermagem da Unicamp inaugurou neste dia 1º de abril um espaço de vivência que leva o nome da professora Maria Filomena de Gouveia Vilela – que era carinhosamente chamada de “Mena” pelos amigos e que morreu em 27 de janeiro deste ano. Localizado numa área verde externa do prédio da unidade, o espaço será destinado ao convívio da comunidade da Faculdade.
Mena atuou com determinação na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Campinas; coordenadora do Distrito de Saúde Noroeste e membro ativo do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). Além disso, por muitos anos, foi apoiadora do Conselho dos Secretários de Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems-SP).
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração do espaço, o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles; a diretora da Faculdades de Enfermagem, professora Roberta Cunha Matheus Rodrigues; a professora Dalvani Marques, que representou a área de Enfermagem em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem; e o professor Rubens Bedrikow, viúvo de Mena. O evento contou também com as participações do professor Erich Vinicius de Paula, diretor associado da Faculdade de Ciências Médicas; do professor Herling Gregorio Aguilar Alonzo, que foi coordenador do curso de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, no qual Mena atuou; do pastor João Silvio Rocha, do Hospital de Clínicas da Unicamp; além de docentes, colegas da área de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem e familiares da professora homageada.