Uma parceria entre a Escola de Educação Corporativa (Educorp) e a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), formalizada nesta terça-feira (2), permitirá, a servidores da Unicamp, o acesso à plataforma Alura ¾ uma escola que integra o maior ecossistema de ensino em tecnologia online do Brasil.
Na fase inicial, o programa prevê a abertura de 320 licenças para servidores Detic e instrutores da Educorp em cursos de aperfeiçoamento e de atualização em áreas de TI (Tecnologia da Informação) e o acesso a palestras e programas específicos para melhorias de sistemas e processos da Universidade, ou mesmo para desenvolvimento de carreira. A parceria permitirá, ainda, a atualização em áreas como Data Science, inovação, inteligência artificial, além da participação em dezenas de cursos de formação.
O acordo tem duração de um ano, mas o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, afirmou que o objetivo é prorrogar o acesso ao serviço e ampliar a participação de servidores para todas as áreas da Universidade. Para Meirelles, o acordo entre os dois órgãos mostra que a Universidade tem caminhado cada vez mais para soluções transversais, o que, segundo ele, é uma forma inteligente de produzir.
“A tecnologia da informação é uma área ampla, que afeta todas as áreas da Universidade. A evolução do conhecimento está nas interfaces das áreas, e precisamos aprender a trabalhar com isso”, disse o reitor, na cerimônia de lançamento da parceria, realizada pela manhã no auditório da Educorp. “Saber como usar as novas tecnologias e como nos apropriar delas, de forma a realizar melhor as coisas que a Universidade precisa fazer enquanto instituição de ensino e pesquisa, é nosso desafio”, acrescentou. “Talvez esta seja a meta principal deste primeiro passo, saber como aprimorar a formação de nossos profissionais, para melhorar nossas atividades de gestão”, finalizou.
A coordenadora geral da Unicamp, professora Maria Luiza Moretti, lembrou que o avanço das tecnologias é irreversível e que, justamente por causa disso, os servidores precisam se manter atualizados. “O mundo se transformou, e o impacto das novas tecnologias nas nossas vidas é algo que não tem mais retorno”, disse. Por conta disso, acrescenta a professora, as pessoas precisam se manter em constante aprendizado.
O diretor executivo da Detic, professor Ricardo Dahab, disse estar otimista com a parceria. “A ocasião é bastante auspiciosa para todos nós, porque se trata de mais uma etapa para o cumprimento da nossa missão, que é o aperfeiçoamento do corpo de pessoal e de recursos humanos da área de TIC. Na verdade, trata-se de um processo contínuo de aperfeiçoamento desse grupo de servidores, que é bastante heterogêneo”, afirmou ele. “Nosso desafio, agora, é fazer uso intensivo dessa plataforma”, alertou.
O coordenador da Educorp, Edson Lins, diz que as novas tecnologias exigem atualização dos processos de trabalho, e a parceria com a Alura poderá contribuir para a melhoria da gestão administrativa. “A importância desse acordo é qualificar nosso conjunto de profissionais e de docentes no uso de novas tecnologias. Com essas licenças, permitiremos um amplo acesso dos servidores a soluções inovadoras e amplificaremos de forma significativa o processo de aprendizado a ser aplicado à realidade das nossas unidades”, afirmou ele.
O diretor da Alura, Silas Pereira, lembrou que as novas tecnologias evoluem de forma exponencial. “Aquilo que fiz ontem, já parece atrasado hoje. Vivemos numa marcha constante em busca de novos conhecimentos”, resumiu.
Também estiveram presentes na cerimônia de lançamento da parceria o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, professor Fernando Sarti, e o Chefe de Gabinete da reitoria, professor Paulo César Montagner.