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Comunidade aponta satisfação com serviços administrativos da Universidade

Entre os serviços com as notas mais altas, destacam-se TIC, editoração e publicação de obras acadêmicas, arquivo, educação corporativa e segurança

A segunda Pesquisa de Satisfação com os Serviços Institucionais da Unicamp aponta uma avaliação positiva da comunidade interna em relação aos serviços prestados pela Universidade. O nível de satisfação geral foi de 3,8 (em uma escala de 1 a 5) – mesma pontuação alcançada na pesquisa feita em 2021. O resultado indica um bom grau de atendimento das demandas pelos órgãos administrativos.

A pesquisa foi realizada pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) em novembro de 2023. Por meio dela, docentes, servidores e discentes manifestaram-se sobre a qualidade dos serviços administrativos e de infraestrutura, agrupados da seguinte forma: alimentação, editoração e publicação de obras acadêmicas, educação corporativa, gestão administrativa (incluindo compras, contratações, finanças e pagamentos), gestão arquivística de documentos (arquivo), gestão de benefícios, infraestrutura predial e urbana, manutenção de equipamentos, segurança, serviços acadêmicos, serviços de tecnologia de informação e comunicação (TIC) e transportes.

Notas médias por área de serviços/2023

Considerando todos os serviços, a nota 5 foi a mais frequente, atingindo 42% das respostas. Todos os grupos de serviços tiveram média maior ou igual a 3. A maioria das avaliações ficou entre as notas 3 e 5 (84%), demonstrando uma opinião favorável da maior parte dos participantes (Sugestão de figura abaixo – imagem com melhor qualidade anexo no email). Em 15% das respostas, o participante informou que não utiliza o serviço em questão e, em 7%, que o desconhece.

Entre os serviços com as notas mais altas (acima de 4,5), destacam-se TIC, editoração e publicação de obras acadêmicas, arquivo, educação corporativa e segurança. A coordenadora-geral da Universidade, professora Maria Luiza Moretti, avaliou o resultado o como positivo. A pesquisa deve ser vista também como uma forma de prestação de contas da Universidade para a sociedade como um todo. “Os gestores têm trabalhado em prol de entregar o melhor serviço para a comunidade da Unicamp, o que demonstra o compromisso desses profissionais com a instituição e com a sociedade”, afirmou Moretti.

Nota média por campus

Paulínia tem melhor avaliação entre os campi

A pesquisa ainda mostrou que o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) recebeu, na média, a maior nota entre todos os campi (4,2). Entretanto, a diferença entre as instituições é pequena, variando de 3,4 (para a Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA) a 4,2.

Os questionários foram aplicados entre 6 e 27 de novembro de 2023 em todos os campi da Universidade (Campinas, Limeira, Piracicaba e CPQBA – Paulínia), incluindo docentes e servidores do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e do Colégio Técnico de Limeira (Cotil). Frequentadores do campus de Barão Geraldo (Campinas) representaram 87,39% dos que participaram da pesquisa. Respondentes dos campi da Faculdade de Tecnologia (FT), do Cotil, da FCA e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) somaram, juntos, 11,16%. O Cotuca e o CPQBA, 1,45%.

Total de servidores, docentes e alunos que responderam as questões

De forma anônima, responderam à pesquisa 2.276 pessoas, sendo 845 alunos, 252 docentes e 1.179 não docentes (membros do corpo técnico-administrativo, pesquisadores e demais categorias de servidores). O questionário contou com questões de múltipla escolha e questões abertas para comentários.

Émerson José Ferri, especialista em Gestão Estratégica, Projetos e Processos na CGU, coordenou a realização da pesquisa, com o apoio de Esther Menezes e Fernando Meloni de Oliveira, ambos especialistas da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) do Estado de São Paulo. Os resultados representam um importante subsídio para o planejamento estratégico institucional da Universidade.

Acesse o relatório completo no site da CGU.

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