Notícias

Parceria prevê a realização de atividades de extensão e cultura na cidade de Americana

A Unicamp e a Secretaria de Saúde de Americana assinaram, nesta segunda-feira (22), um memorando de entendimento para uma série de ações de cooperação na área da saúde

A Unicamp e a Secretaria de Saúde de Americana, cidade localizada na Região Metropolitana de Campinas, assinaram, nesta segunda-feira (22), um memorando de entendimento que prevê a possibilidade de uma série de ações de cooperação na área da saúde.

Assinado pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e pelo secretário municipal de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira, o documento prevê o estabelecimento de “ampla cooperação”, com parcerias e intercâmbios de apoio mútuo para a realização de atividades de extensão e cultura, tudo por meio de projetos, programas, atividades acadêmicas e ações de extensão.

O reitor reafirmou que a Unicamp tem interesse em interagir com instituições públicas – prefeituras, órgãos públicos ou organizações sociais – e com empresas. “A gente pode, enquanto instituição, desempenhar um papel maior fora da Universidade”, disse Meirelles.

“A Unicamp está, hoje, em busca de convênios que possam estreitar relações, que sejam positivos para todos os lados e que sejam duradouros. Portanto, sob quaisquer aspectos, o acordo de hoje com a Prefeitura de Americana é uma ação positiva”, concluiu o reitor.

Memorando de entendimento abre a possibilidade de uma série de ações de cooperação na área da saúde

O secretário de saúde de Americana diz que o acordo com a Unicamp será “de suma importância” para o setor de assistência daquele município porque a ideia é trabalhar com foco na população mais vulnerável do ponto de vista socioeconômico.

“Nossa ideia é atuar junto a uma parcela da população que ainda permanece desassistida, devido a uma série de condições e vulnerabilidades sociais. Essas pessoas, lamentavelmente, por muitas vezes, ficam à margem até mesmo do próprio sistema de saúde pública”, explica o secretário. “A partir desse acordo, pretendemos ter um diagnóstico mais preciso sobre as condições de saúde dessa população e, então, ampliar a oferta de serviços”, acrescentou.

Segundo Oliveira, o projeto tem por meta a qualificação da rede de saúde, a educação permanente e a humanização. “Por meio desse projeto, estaremos trabalhando com toda a qualificação técnica e a potência da Unicamp, algo que, com certeza, será muito favorável ao município de Americana.”

O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Fernando Coelho, disse que o convênio deve funcionar como uma troca. “É muito claro para a Unicamp que o trabalho da extensão está muito ligado à cidadania e à democracia. Esse [convênio] é o momento de a Universidade apresentar-se à comunidade e também de trocar experiências. Essa interação é de mão dupla”, antecipou.

“A Universidade tem muito conhecimento, sim, mas reconhece que, do lado de fora, tem muito conhecimento a agregar. E isso é extremamente importante em um momento no qual estamos formando estudantes não apenas com boa técnica, mas, sim, como pessoas que serão médicos cidadãos”, salientou Coelho

O coordenador de extensão da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Rubens Bedrikow, disse que as ações a serem implementadas representam uma construção coletiva, a ser realizada a partir de demandas locais e de conversas com a comunidade. “Fazer extensão é uma ação transformadora. Nós vamos transformar a comunidade. E a comunidade também vai nos transformar. A maior parte [da ação de extensão] vai ser construída a partir desse contato”, defendeu o coordenador.

O diretor da Área de Saúde da Unicamp, Oswaldo Grassiotto, disse que a Universidade, bastante presente em cidades como Piracicaba, Limeira e Santa Bárbara D´Oeste, não havia, ainda, formalizado qualquer atividade em Americana. “Ainda bem que corrigimos isso e agora estaremos também lá.”