Vencedores do quarto prêmio Unicamp-Instituto Vladimir Herzog são divulgados

Edição referente a trabalhos desenvolvidos em 2023 premiou 14 projetos, 12 deles realizados por mulheres

Na edição, foram selecionadas 14 pesquisas em 5 áreas, sendo 12 delas realizadas por mulheres

O prêmio – que contou com 133 trabalhos avaliados – reafirma o compromisso da ciência com a promoção da dignidade da vida e é concedido a pesquisas de graduação, mestrado e doutorado realizadas em instituições públicas de ensino superior do Estado de São Paulo. “Foram trabalhos de alta qualidade”, disse o professor Wagner Romão, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e coordenador da comissão de avaliação do prêmio. “Projetos excelentes, de modo que a comissão julgadora teve muita dificuldade para fazer a seleção”, acrescentou.

Romão lembra que, além da premiação, prevista para ocorrer no dia 23 de maio, a edição deste ano vai contar com a realização, nesse mesmo dia, de um seminário no qual serão apresentados os trabalhos vencedores. “Essa será até mesmo uma forma de explorar melhor o trabalho e refletir com mais profundidade sobre os projetos”, explica. Os dois eventos ocorrerão no Auditório Raízes, no Ciclo Básico.

A quarta edição do prêmio vai contar com três homenagens especiais. A primeira irá para Mãe Dango e Mãe Corajacy, lideranças tradicionais da cultura de matriz africana bantu em Campinas e que atuam na luta contra o preconceito e o racismo religioso. Ambas criaram a Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas, evento que completará 40 anos de história em 2025. Também haverá uma homenagem ao grupo Mães pela Diversidade, uma organização não governamental (ONG) que reúne mães e pais de crianças, adolescentes e adultos LGBTQIA+. O órgão atua no acolhimento das famílias, na sensibilização de agentes de saúde, do Judiciário e do Legislativo e na divulgação de informações que tentam transformar a sociedade em um ambiente mais respeitoso para essa parcela da população.

Por fim, o prêmio vai homenagear a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (Abia) – uma das ONGs mais antigas em funcionamento no país e que atua na saúde coletiva a partir da perspectiva dos direitos humanos, com os princípios da solidariedade, da justiça social e da democracia. O evento contará ainda com a exibição de dois curtas-metragens. Um trata da trajetória de Mãe Dango e de Mãe Corajacy e o outro, da história do Mães pela Diversidade.

Consolidação e abrangência do prêmio

Romão diz que um dos desafios para as próximas edições é aumentar a abrangência do prêmio. “Estamos com um trabalho amplo de divulgação da ideia e dos objetivos do prêmio entre as outras universidades públicas paulistas, as universidades federais e o Instituto Federal”, afirmou. “O prêmio já está consolidado. O que queremos agora é ampliar sua capilaridade.”

Veja a relação dos trabalhos vencedores por área e categoria:

Ciências exatas, engenharia e tecnologia
Graduação: “Uma contribuição de roteirização de veículos para uma cooperativa agroecológica utilizando algoritmo genético”
Autora: Alice Oliveira Fernandes
Unidade: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp
Orientador: Washington Alves de Oliveira

Mestrado: “Aprendizado por poucas amostras baseado em transformers para classificação de cenas em imagens de abuso sexual infantil”
Autora: Thamiris Florindo Coelho
Unidade: Instituto de Computação (IC) da Unicamp
Orientadora: Sandra Eliza Fontes de Ávila
Coorientador: Jeffersson Alex dos Santos

Doutorado: “Planejamento territorial urbano para gestão de riscos e resiliência a desastres. Um estudo de caso em Santos, São Paulo”
Autora: Talita Gantus de Oliveira
Unidade: Instituto de Geociências (IG) da Unicamp
Orientador: Jefferson de Lima Picanço
Coorientadora: Ivana Almeida de Figueiredo Jalowitzki

Ciências biológicas e da saúde
Graduação: Não houve candidaturas

Mestrado: “Avaliação do risco para o câncer do colo do útero em mulheres indígenas da Amazônia brasileira através da análise de resultados citológicos para rastreamento de 2007 a 2019”
Autora: Iria Ribeiro Novais
Unidade: Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp
Orientadora: Diama Bhadra Andrade Peixoto do Vale

Doutorado: “Implante subdérmico como método contraceptivo no pós-parto imediato de adolescentes e mulheres jovens”
Autora: Mariane Massaini Barbieri
Unidade: Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp
Orientadora: Fernanda Garanhani de Castro Surita

Ciências humanas, sociais e econômicas
Graduação: “Práticas culturais e saberes tradicionais negros em Americana – SP”
Autor: Vitor Daniel Menck
Unidade: Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da Universidade de São Paulo (USP)
Orientadora: Joana D’Arc de Oliveira

Mestrado: “Mulheres negras, mercado de trabalho, racismo e sexismo (Campinas – 1876, 1892)”
Autora: Taina Silva Santos
Unidade: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp
Orientadora: Lucilene Reginaldo

Doutorado: “Saúde indígena institucional, Programa Mais Médicos e cooperação cubana: a atenção diferenciada a partir do Distrito Sanitário Indígena Amapá e Norte do Pará”
Autora: Karine Assumpção
Unidade: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp
Orientadora: Artionka Manuela Goés Capiberibe

Artes, comunicação e linguagem
Graduação: “Entre a rua, a avenida e as quatro linhas: uma construção visual da identidade de uma nação”
Autora: Sabrina Savani Sena
Unidade: Instituto de Artes (IA) da Unicamp
Orientador: Edson do Prado Pfutzenreuter.

Mestrado: “‘Fugir, chegar, trabalhar’: uma análise léxico-gramatical do discurso em reportagens acerca da migração e do refúgio no Brasil”
Autora: Vivian Gomes Monteiro Souza
Unidade: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp
Orientador: Rodrigo Esteves de Lima Lopes