Novos docentes participam de programa de acolhimento

Durante dois dias 115 professores que ingressaram, em sua maioria, em 2023; a iniciativa é organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), pelo EA2 e pelo GGTE

A Unicamp abriu, nesta quarta-feira (15), a 13ª edição do programa “Acolhimento de Novos Docentes”. Organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) e pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), o programa recebeu 115 docentes que ingressaram na Unicamp, em sua maioria, em 2023. Ao longo de dois dias, o programa pretende estabelecer uma aproximação em que os professores são orientados sobre o funcionamento da Universidade e discutem processos de ensino e aprendizagem.

Coordenador do EA2, o professor Arnaldo Pinto Junior conta que o programa de acolhimento tem três objetivos. O primeiro deles é auxiliar o novo docente em sua inserção na vida acadêmica e institucional da Unicamp. Além disso, pretende apresentar, aos novos professores, recursos e mecanismos institucionais que podem favorecer sua atuação profissional, com ênfase nas atividades de ensino. Por fim, o programa tenciona discutir as dimensões dos processos de ensino e aprendizagem, a participação dos estudantes nos projetos pedagógicos e as demandas atuais em relação ao papel da docência universitária.

A cerimônia de abertura da 13ª edição do programa de acolhimento foi realizada na sala do Conselho Universitário (Consu)

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, disse que o novo grupo de professores traz renovação à Universidade. Garantiu que a Unicamp é uma universidade “acolhedora” e disse acreditar num futuro promissor para os docentes. “Aqui, com certeza, vocês terão muitas oportunidades de desenvolvimento”, afirmou.

Para Meirelles, a Unicamp é uma instituição com algumas particularidades. “Somos uma universidade diversa, que permite uma interação muito forte entre as áreas e, por causa disso, tem a capacidade de olhar o problema a partir de ângulos diferentes”, avalia. O reitor afirma, ainda, que a Unicamp tem profunda preocupação com a inclusão e trabalha intensamente na busca por inovação.

Meirelles chamou a atenção dos novos professores para o aspecto social da docência na Universidade. “Temos de ser bons tecnicamente, mas é preciso que olhemos para o contexto da sociedade. Temos de pensar como nosso trabalho produzirá impactos positivos na população, porque é isso que legitima nossa função”, alertou.

A coordenadora-geral da Unicamp, professora Maria Luiza Moretti, lembrou que os docentes são oriundos de praticamente todas as regiões do país e, por conta disso, trazem experiências que, segundo ela, podem ser “enriquecedoras”.

Moretti garantiu que a gestão irá trabalhar para oferecer as melhores condições para que os docentes exerçam suas funções e fez um apelo. “Queremos que vocês se sintam parte da Universidade”, disse. “Tenho muito orgulho em pertencer aos quadros da Unicamp e desejo, sinceramente, que vocês desfrutem da Universidade e aproveitem esse período que passarão aqui”, finalizou.

A expectativa é estabelecer uma aproximação em que os professores são orientados sobre o funcionamento da Universidade e discutem processos de ensino e aprendizagem

Realizada na sala do Conselho Universitário (Consu), a cerimônia de abertura da 13ª edição do programa de acolhimento contou ainda com as presenças da Pró-Reitora de Pós-Graduação, professora Rachel Meneguello; do Pró-Reitor de Cultura e Extensão, Fernando Coelho; da Pró-Reitora de Pesquisa, Ana Fratini, e dos professores Rodrigo Lanna, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), e Flávio Luis Schmidt, da Pró-Reitora de Graduação (PRG). Também participaram do evento os professores Orival Andries Júnior, da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), e Paulo César Montagner, da Chefia de Gabinete.