Universidade argentina quer estabelecer parcerias com a Unicamp

Universidade Nacional de Rafaela, na Argentina, tem dedicado esforços para ampliar contatos com instituições de ensino estrangeiras

A Unicamp e a Universidade Nacional de Rafaela (UNRaf), na Argentina, iniciaram, nesta segunda-feira (27), negociações para o estabelecimento de parcerias em áreas como computação, ciência da informação, ciência do esporte, engenharias, entre outras. Fundada em 2014, a UNRaf é uma universidade pública localizada na cidade de Rafaela, de 110 mil habitantes, na província de Santa Fé, e está interessada em ampliar seu processo de internacionalização, segundo o reitor Rubén Ascua. “Estamos entusiasmados em poder aprender um pouco mais com a Unicamp, uma instituição consolidada no Brasil e na América latina”, disse Ascua, que foi recebido pelo reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles.

Ascua revela que a UNRaf tem dedicado esforços no sentido de ampliar contatos com universidades estrangeiras. Recentemente, firmou acordo de cooperação com instituições na Alemanha, além de abrir diálogo com universidades inglesas e suíças. A UNRaf conta com cerca de 1,6 mil alunos e 400 docentes. “Estamos trabalhando muito para fortalecer os sistemas de permanência estudantil, além de estimular o intercâmbio”, explica o reitor.

A UNRaf é uma universidade pública localizada na cidade de Rafaela, na província de Santa Fé; interesse em ampliar seu processo de internacionalização

Meirelles disse que a Unicamp tem trabalhado para intensificar a internacionalização da Universidade e, por conta disso, tem grande interesse em estimular o intercâmbio de estudantes e professores. “Estamos trabalhando para ampliar a internacionalização e, para isso, temos feito muitas incursões no exterior e mantido contatos com universidades europeias e da América do Norte”, revelou Meirelles.

“Já temos um convênio guarda-chuva com Rafaela, e o que vamos fazer agora é buscar áreas comuns de interesse e fechar acordos específicos em determinadas áreas”, disse o reitor da Unicamp.

O professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) Cristiano Torezan, da assessoria do Gabinete do Reitor, disse que a Unicamp tem “grande interesse” em receber alunos argentinos e que ainda será possível estabelecer acordos de parcerias no intercâmbio da pós-graduação.

Também participaram da reunião os professores da FCA Sandra Gemma, Carlos Etulain e Miguel Bacic.