Programa UniversIDADE inaugura sede própria e prevê expansão das atividades

Com apoio da FEF, órgão também promoveu atividades esportivas em alusão ao Dia Mundial do Desafio

Novo espaço está situado junto ao prédio da DGA e conta com salas de aula e área para as atividades administrativas

O Programa UniversIDADE inaugurou na quarta-feira (dia 29) sua sede própria dentro da Unicamp. O novo espaço, situado junto ao prédio da Diretoria Geral Acadêmica (DGA), conta com salas de aula e com salas voltadas para as atividades administrativas. O programa agora poderá expandir seus projetos em várias áreas, entre as quais as de atendimento de saúde e oferecimento de espaços de acolhimento. A inauguração do espaço acontece junto com o anúncio sobre a expansão do programa a fim de abarcar as unidades da Universidade situadas em Limeira e Piracicaba, algo previsto para acontecer no segundo semestre, e junto com as comemorações de uma década de existência dessa iniciativa, voltada ao público com mais de 50 anos.

O evento de inauguração da nova sede contou com a presença do reitor Antonio José de Almeida Meirelles, da coordenadora-geral da Universidade, Maria Luiza Moretti, do pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, Fernando Coelho, do diretor de Extensão, Luiz Geraldo Pedroso Meloni, e da coordenadora do Programa UniversIDADE, Alice Helena de Danielli.  Meloni descreveu o momento como um de orgulho para toda a Unicamp. “Este é um espaço muito bem planejado para atender todo o Programa UniversIDADE e que dará a possibilidade de levarmos esta estrutura conquistada para os novos espaços a serem criados em Limeira e Piracicaba”, disse.

Para Danielli, a inauguração da sede representa um passo grandioso. “Isso é uma realização, pois, desde sua criação, o Programa UniversIDADE já passou por vários espaços, mas nada como este, que integra toda a parte administrativa, as salas dos responsáveis pelos eixos temáticos com as salas de aula, facilitando, assim, todo o processo de oferecimento das atividades”, declarou a coordenadora.

“Estamos felizes com essa consolidação, mas isso ainda não é suficiente para atender toda a demanda de atividades do Programa UniversIDADE”, explicou. “O espaço existe, o projeto existe, então agora é aguardar a realização das obras, para transformar esse espaço em um espaço de vivência, integração e realização de atividades ao ar livre. Esse ainda é apenas um projeto, sem prazo para conclusão, então agora é aguardar esse novo projeto a ser realizado”, completou ela.

Coelho disse que a expansão do projeto para as unidades de Limeira e Piracicaba é um marco importante nos esforços da Unicamp visando ao público com mais de 50 anos “Isso vai em uma direção até mesmo de fortalecimento da extensão dentro da Universidade e nos campos que são externos à Universidade”, afirmou o pró-reitor.

Durante todo o dia alunos do programa participaram de atividades esportivas e de lazer na Praça da Paz; evento teve o apoio da FEF

Dia Mundial do Desafio

O Dia Mundial do Desafio foi bastante comemorado na Unicamp. O Programa UniversIDADE, com o apoio da Faculdade de Educação Física (FEF), realizou na Praça da Paz, na quarta-feira (29), atividades esportivas e de lazer comandadas por alunos da faculdade e da Ecobrinquedoteca. O evento, iniciado às 10h, estendeu-se por todo o dia e contou com a participação de alunos do programa e do público em geral. Essa atividade ocorre todo ano, no mês de maio, na Semana Mundial do Brincar. Este ano, em sua edição de número 30, o tema foi “Se joga no Desafio”.

Segundo Danielli, a campanha visa principalmente conscientizar a população sobre a importância da prática regular de atividades físicas. Ela ressalta que não importa o tipo de atividade a ser realizada, que pode ser uma caminhada com seu animal de estimação, subir um lance de escadas, descer do ônibus alguns pontos antes de chegar ao seu destino ou juntar um grupo de amigos e praticar alguma atividade coletiva. O importante, afirmou, é a conscientização sobre a importância da atividade física para a saúde.

A aluna do Programa UniversIDADE Emília de Jesus, de 62 anos, foi uma das dezenas de pessoas que participaram do evento. Ela contou ter se aposentado e, incialmente, ter ficado parada. “Encontrei o Programa UniversIDADE em uma praça, em uma dessas atividades, e comecei a participar dele. Aprendi muito, há o companheirismo e voltei a viver de verdade com essa convivência e essas atividades”, afirmou A aposentada disse que as atividades incentivadas pelo programa levam a outras e que hoje frequenta bibliotecas, palestras e cursos. “Estou aprendendo e levando tudo isso para outras pessoas. Quero até fazer uma faculdade”, completou.