Notícias

Anuário Estatístico 2024 traz novos indicadores de sustentabilidade e responsabilidade social

A Assessoria de Economia e Planejamento (Aeplan) publicou o Anuário Estatístico 2024, que reúne dados relativos às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Unicamp no ano de 2023, além de fornecer um retrato sobre a estrutura física e organizacional da Universidade. Nessa edição, foram incluídas novas informações dentro dos capítulos de sustentabilidade e responsabilidade social. A maioria dos indicadores também dispõe de uma comparação com a série histórica iniciada em 1989, quando as universidades públicas do Estado de São Paulo conquistaram sua autonomia na gestão financeira.

Os capítulos sobre sustentabilidade e responsabilidade social representam uma novidade introduzida no anuário de 2023 a fim de divulgar a atuação da Unicamp nesses campos. Neste ano, pela primeira vez, podem ser consultadas informações sobre alunos com necessidades especiais matriculados por unidade, número de funcionários segundo raça/cor, número de alunos beneficiados por bolsas sociais e não sociais, entre outros. De acordo com o diretor de Planejamento Econômico da Aeplan, esses novos dados permitem um olhar mais aprofundado e crítico, bem como o acompanhamento das políticas de permanência estudantil e de ações afirmativas de inclusão étnico-raciais e de gênero empreendidas pela Unicamp. “Dessa forma, tornam-se possíveis discussões mais estruturadas em seus planejamentos.”

A inovação nos dados divulgados pelo Anuário Estatístico partiu de uma demanda da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário. Membro da Assessoria Docente, o professor do Instituto de Economia (IE) Renato Garcia afirmou que há uma preocupação crescente da Unicamp e dos rankings internacionais em relação a esses temas, inclusos no planejamento e nas ações da Universidade – que, a partir de agora, recebem visibilidade por meio do anuário. “É importante apresentar o impacto das ações da Unicamp para a sociedade. Na área ambiental, por exemplo, os indicadores mostram ter havido um salto na geração de energia fotovoltaica em 2023, que atingiu a marca de 2.162 MWh neste ano.”

Acesse o Anuário Estatístico 2024 completo.