Notícias

Prazo para solicitações de isenção da taxa do Vestibular Unicamp 2025 é prorrogado

Pedidos poderão ser feitos pela internet até o dia 21 de junho; resultados serão divulgados em 30 de julho

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) irá prorrogar o prazo final para solicitar isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2025 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2025. A data limite, que seria 07 de junho, foi prorrogada até o dia 21 do mesmo mês. As solicitações deverão ser feitas exclusivamente pela internet, na página da Comvest, onde o interessado também pode encontrar o Edital. A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada em 30 de julho. Quem for escolhido irá receber um comunicado, por e-mail, a respeito do benefício.

Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção. O pré-requisito para recebê-la, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir o ensino médio em 2024. As isenções da taxa de inscrição são oferecidas em quatro modalidades: Mod. 1 – para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) e oriundos de escolas públicas; Mod. 2 – funcionários da Unicamp/Funcamp; Mod. 3 – para aqueles que se candidatarem aos cursos noturnos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Física, em Letras, em Licenciatura Integrada Química/Física, em Matemática e em Pedagogia ou de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental; e Mod. 4 – para candidatos bolsistas (bolsa parcial ou total) de escolas privadas/particulares. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1, um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3, e 150 isenções na modalidade 4.

Documentação

Os estudantes poderão consultar, no Edital, a documentação necessária, específica a cada modalidade, para comprovação exigida no ato da solicitação dos pedidos de isenção. Os documentos devem ser digitalizados e enviados durante o período de inscrição, impreterivelmente. Candidatos que tiverem inscrição indeferida poderão impetrar recurso devidamente justificado, por meio da página eletrônica da Comvest, das 9h do dia 30 de julho até as 17h do dia 1º de agosto. O resultado do recurso será divulgado no dia 3 de agosto.

Os candidatos contemplados não estarão automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2025 e no Enem-Unicamp 2025. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. O calendário do Vestibular Unicamp 2025 já foi divulgado e as inscrições serão realizadas de 1º de agosto até 31 de agosto de 2024, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas somente em novembro.

Calendário Vestibular Unicamp 2025

Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição (atualizada)13/05 a 21/06/2024