Audiência discute programa Campus Sustentável da Unicamp

Projeto abrange desde a gestão de faturas, inadimplência e multas até projetos de eficiência energética, o aproveitamento de resíduos sólidos urbanos e a transição para sistemas de mobilidade urbana de baixa emissão

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu na manhã desta segunda-feira (10) o deputado estadual por São Paulo Rafa Zimbaldi (Cidadania) e apresentou-lhe o funcionamento do programa Campus Sustentável, em operação desde 2017. O programa tem como objetivo melhorar a infraestrutura do campus por meio do desenvolvimento de novas tecnologias e está transformando a Universidade no maior laboratório vivo de sustentabilidade energética da América Latina.

Meirelles descreveu para o deputado vários projetos que integram o programa – entre eles o Gestão de Energia para Grandes Clientes Públicos, um serviço a ser oferecido pela Unicamp para municípios e que trata da modernização do sistema público de energia. Esse projeto abrange desde a gestão de faturas, inadimplência e multas até projetos de eficiência energética, o aproveitamento de resíduos sólidos urbanos e a transição para sistemas de mobilidade urbana de baixa emissão.

O programa Campus Sustentável está transformando a Universidade no maior laboratório vivo de sustentabilidade energética da América Latina

Coordenador do programa Campus Sustentável, o professor Luiz Carlos Pereira da Silva disse que o deputado quis conhecer o sistema de ônibus elétricos adotado no campus de Barão Geraldo (Campinas). Segundo Silva, Zimbaldi também recebeu informações sobre projetos referentes a energia renovável, energia fotovoltaica, inteligência artificial na gestão da energia e contratação de energia no mercado livre, entre outros.

O coordenador lembrou que a Unicamp conta com ônibus elétrico funcionando há três anos no campus de Campinas e que o sistema está em expansão. “Nesse período a gente desenvolveu muita pesquisa. Adquirimos conhecimento sobre a operação otimizada dessa tecnologia: qual a estratégia de recarga de baterias para prolongar a vida útil desses equipamentos, quais as melhores rotas para os veículos etc., acumulando conhecimentos que podem ser muito importantes para auxiliar a gestão dos sistemas de mobilidade dos municípios.” Segundo ele, o sistema de ônibus elétrico na Universidade pode chegar a 15 veículos.

“Esse tipo de projeto mostra que a Unicamp trabalha para resolver problemas da gestão dos municípios e que também forma profissionais capazes de atuar tanto no setor público quanto nas empresas”, afirmou o reitor.