Parceria com Emdec pretende melhorar trânsito no campus de Campinas

A ideia é realizar campanhas e ações educativas e de fiscalização para melhor uso da malha viária da Universidade

A relação da Unicamp com a Emdec já conta com mais de dez anos, passando por ações no campus, como por exemplo, o Maio Amarelo

A Unicamp, por meio de sua Prefeitura Universitária, iniciou as tratativas para a formalização de um convênio com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) a fim de encarregá-la da realização de campanhas e ações educativas e da fiscalização de trânsito. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos nas vias e o funcionamento dos estacionamentos do campus de Barão Geraldo.

No momento, está em foco garantir o uso correto das vagas especiais, ou seja, das vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência. Em abril deste ano, a Emdec, juntamente com representantes da Prefeitura Universitária – das divisões de Trânsito e de Manutenção –, realizaram uma vistoria e elaboraram um relatório sobre as melhorias necessárias para adequar essas vagas prioritárias. Com base no relatório, está em processo a sinalização pintada e a troca das placas avariadas ou antiquadas, em conformidade com a Resolução 965/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Está previsto intensificar as campanhas sobre o trânsito para o cumprimento das regras

Além da fiscalização, a parceria contemplaria também a Emdec orientando o trânsito, monitorando os meios de transporte e apresentando sugestões para a prefeitura com vistas à melhoria da malha viária interna. Está previsto, ainda, intensificar as campanhas sobre o trânsito e a fiscalização para o cumprimento das regras.

Segundo a Prefeitura Universitária da Unicamp, as ações mais incisivas de fiscalização partem do sentimento de mostrar a importância de respeitar as regras a fim de garantir uma melhor convivência no campus. Saul Schmidt Varanda, coordenador da Unitransp (divisão responsável pelos serviços de transporte e trânsito na Universidade), defende que a fiscalização também evitará o mal das vias no campus, como por exemplo, o excesso de velocidade.

“Sendo um órgão responsável pelo trânsito aqui na Universidade, a gente acaba recebendo reclamações dos usuários da comunidade universitária”, afirma Schmidt. “Há a reclamação de que o campus é uma via de passagem, então essa fiscalização acaba sendo também para coibir o mal uso do espaço.”

A relação da Unicamp com a Emdec já conta com mais de dez anos de história, passando por iniciativas como o programa UniversIDADE, que realiza oficinas sobre mobilidade urbana para idosos, o P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth – prevenção de traumas relacionados a álcool e comportamento de risco na juventude), projeto canadense implementado em Campinas pelo Hospital de Clínicas (HC), e ações dentro do campus para o Maio Amarelo.

A partir do convênio, a Emdec atuaria orientando o trânsito, monitorando os meios de transporte e apresentando sugestões para a prefeitura com vistas à melhoria da malha viária interna

Acidentes no campus

Em 2023, a Secretaria de Vivência nos Campi (SVC) registrou uma média de 12 ocorrências de trânsito mensais na Unicamp, incluindo atropelamentos e incidentes com e sem vítimas. Porém 2024 registra uma tendência ascendente que preocupa, com uma média de 15 ocorrências mensais entre janeiro e maio.

Wellington Terra de Andrade, assessor administrativo da Prefeitura Universitária, comenta sobre a importância de conscientizar as pessoas a respeito das normas de trânsito. “A Unicamp tem essa cultura de os motoristas pararem para os pedestres atravessarem pelas faixas. Isso a gente não encontra fora do campus. É bem raro fora daqui”, avalia o assessor.