O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, participou nesta terça-feira (3) de sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, em homenagem aos 250 anos de fundação de Campinas, a serem completados no próximo dia 14 de julho. A sessão foi proposta e conduzida pelo deputado federal Jonas Donizette (PSB).
O reitor destacou o papel que a cidade desempenha no desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação no país. Lembrou que Campinas é responsável por 16% de toda a pesquisa realizada no Brasil e disse que a Unicamp responde pela metade disso. “Investir em ciência, tecnologia e inovação pode fazer uma grande diferença para o país, num curto espaço de tempo”, advertiu o reitor.
Meirelles falou ainda sobre o projeto HIDS (Hub de Desenvolvimento Sustentável) – um distrito inteligente instalado numa área de 11 milhões de m², onde empresas de tecnologia vão conviver com setores residenciais em espaços de soluções urbanísticas ambientalmente adequadas. O HIDS está sendo implantado numa área da Universidade no campus de Barão Geraldo em Campinas.
Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação
Jonas Donizette foi prefeito de Campinas por dois mandatos consecutivos, a partir de 2013. É autor de um projeto de lei já aprovado na Câmara que confere a Campinas o título de “Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação”. O projeto segue agora para análise no Senado.
Nascido em Monte Belo (Minas Gerais), Donizette se mudou com a família para Campinas quando tinha quatro anos. “A história da cidade é um pouco a história da gente”, disse ele.
A cerimônia de homenagem contou ainda com as presenças do prefeito de Campinas, Dario Saadi; do vice-prefeito, Wanderley de Almeida; do presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Rossini; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, Samuel Hugo Lima; e do reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci.