Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (6), o Conselho Universitário (Consu) da Unicamp definiu a composição da comissão que deverá organizar a consulta à comunidade para a escolha do reitor (a) para o mandato do período de 2025 a 2029.
A presidência da Comissão Organizadora da Consulta (COC) será ocupada pelo diretor do Instituto de Geociências, Márcio Cataia. Tradicionalmente, o comando do colegiado é exercido pelo diretor de unidade com maior período no cargo. Além de Cataia, a comissão terá como integrantes o diretor do Instituto de Economia, Célio Hiratuka; a diretora da Faculdade de Enfermagem, Roberta Cunha Matheus Rodrigues, e o diretor da Faculdade de Engenharia Química, Dirceu Norileer.
A comissão contará ainda com representantes da comunidade acadêmica e conselheiros do Consu. São eles Rodolfo Jardim de Azevedo, do Instituto de Computação, Joana Fróes Bragança Bastos, da Faculdade de Ciências Médicas, e Francisco da Fonseca Rodrigues, do Cotuca. Angelo Biasi será o representante discente na comissão; Claudio Servato representará os servidores técnico-administrativos, e Eduardo Gurgel será o representante da comunidade externa.
De acordo com a deliberação do Consu, as inscrições de candidatos serão aceitas durante o período de 20 a 24 de janeiro de 2025. O primeiro turno está marcado para os dias 11 e 12 de março, e o segundo turno – se for o caso – fica definido para os dias 25 e 26 de março de 2025.
Participam da consulta para a escolha do reitor professores, servidores e estudantes. O nome indicado pela comunidade é, em seguida, submetido ao governador para nomeação.