Notícias

Comvest abre inscrições do processo de vagas remanescentes 2025 para transferência

São oferecidas 915 vagas, em 62 opções de cursos de graduação; a taxa de inscrição poderá ser paga até o dia 28 de agosto

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu nesta segunda-feira, 12 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo Aberto para as Vagas Remanescentes 2025 na Universidade. As inscrições poderão ser feitas até o dia 26 de agosto, exclusivamente na página eletrônica da Comvest. São oferecidas 915 vagas, em 62 opções de cursos de graduação. A taxa de inscrição é de 211,00 reais e poderá ser paga até o dia 28 de agosto. Podem se inscrever no processo alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Unicamp, desde que o curso pretendido seja diferente de seu próprio curso (casos excepcionais serão julgados pela Comissão de Graduação); alunos de outras instituições nacionais ou estrangeiras; e portadores de diploma devidamente reconhecido de curso superior diferente do curso pretendido. O Edital com todas as regras do processo está disponível na página da Comvest.

O processo será realizado em duas fases de caráter eliminatório e classificatório, além de uma terceira fase, também eliminatória e classificatória, para os candidatos aos cursos que exigem provas de Habilidades Específicas. As duas fases são: Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e Prova de Conhecimentos Específicos (PCE) relativos às grandes áreas de conhecimento e Análise de Compatibilidade de Currículo.

As provas de Habilidades Específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2024, juntamente com as provas do Vestibular Unicamp. A Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e a Prova de Conhecimentos Específicos (PCE), obrigatórias a todos os candidatos, serão realizadas no dia 13 de outubro. Os locais de prova serão divulgados no dia 4 de outubro, na página da Comvest.

AProva de Leitura e Interpretação de Textos, constituída de 10 questões objetivas de leitura e interpretação, sendo 6 questões de Língua Portuguesa e 4 questões de Língua Inglesa, será realizada somente em Campinas. As ementas constam do Edital. A Prova de Conhecimentos Específicos será constituída de 10 questões objetivas e de cinco questões dissertativas (com dois itens cada uma), relativas à área específica do curso (Ciências Humanas/Artes ou Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas ou Medicina). As questões da PCE abordarão conhecimentos básicos das áreas específicas exigidos nos anos iniciais da graduação, e os programas da prova estarão disponíveis na página da Comvest. Os candidatos têm no máximo quatro horas e no mínimo duas horas e trinta minutos para a realização das duas provas. Os candidatos ausentes e aqueles que obtiverem nota inferior a 50% na Prova de Leitura e Interpretação de Texto ou a 40% na Prova Específica de Conhecimentos estarão desclassificados.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente a partir das notas obtidas nas PLIT e PCE. Para a Análise de Compatibilidade de Currículo, será convocado um número de candidatos que equivale ao máximo de três vezes o número de vagas existentes no curso. A lista de candidatos convocados para a fase de análise curricular será divulgada no dia 25 de outubro. Os selecionados precisam enviar digitalmente a documentação exigida pelo Edital, entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro de 2024, conforme indicado no Edital. A Análise de Compatibilidade de Currículo compete à Comissão de Graduação do curso pretendido, e os critérios constam do Edital.

A lista de convocados para a matrícula será divulgada na página da Comvest, no dia 10 de janeiro de 2025, e a matrícula deverá ser realizada de maneira remota, pela internet, no dia 13 de janeiro. No ato da matrícula deverão ser enviadas cópias digitalizadas do original ou autenticadas em cartório dos documentos indicados no Edital do processo.