Unicamp contempla teses destaque em 2023

Cerimônia realizada na sala do Conselho Universitário (Consu)

Em cerimônia realizada na sala do Conselho Universitário (Consu), na manhã desta segunda-feira (12), os ganhadores do II Prêmio Tese Destaque Unicamp 2024 receberam, ao lado de orientadores e coorientadores, suas premiações, entregues pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles e pela pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello. As quatro pesquisas vencedoras dessa edição vêm da pós-graduação em clínica médica, engenharia química, matemática aplicada e ensino e história de ciências da terra. Já as quatro menções honrosas são de programas de clínica odontológica, ciência da computação, ciência econômica e arquitetura, tecnologia e cidades. O evento contou com transmissão ao vivo pelo canal Imprensa Unicamp no YouTube.

“Somos a universidade brasileira de maior excelência. Não é simples manter a qualidade. Por isso, é muito bom poder premiar esses trabalhos de destaque”, disse a pró-reitora antes da entrega dos prêmios. Para Meneguello, as pesquisas premiadas inspiram a comunidade acadêmica na busca pela excelência.

“A ciência é o resultado de um trabalho coletivo, que envolve a contribuição de várias pessoas”, destacou o reitor, que também enfatizou a importância da ciência na esfera global. “Temos desafios muito grandes para a instituição, para o país e para o mundo. Há questões globais, como a climática. Não conseguiremos mudar nada sem a ciência e a educação.”

Critérios

Criado em 2023 por iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e da Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG), o prêmio contempla oito trabalhos por ano, dois de cada grande área do conhecimento: engenharias e tecnológicas; ciências humanas e artes; ciências exatas e da terra; e ciências biológicas e da saúde. A melhor tese e a menção honrosa de cada área são escolhidas de acordo com cinco critérios de avaliação: originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; metodologia; redação; e estrutura/organização do texto.

Os autores das melhores teses receberam o valor líquido de R$ 5 mil cada um. A premiação para os trabalhos que ganharam menção honrosa foi de R$ 3 mil líquidos. Os orientadores e coorientadores receberam diplomas pela premiação de seus orientandos.

As teses contempladas em 2024 foram defendidas em 2023 e homologadas até 31/03/2024 ou defendidas em 2022 e homologadas em 2023. Todas passaram por duas etapas de seleção: a primeira realizada por comissões de cada unidade de ensino e pesquisa; e a segunda, por comissões julgadoras do prêmio, formadas por um docente da Unicamp e pelo menos outros dois docentes internos ou externos.

As inscrições para a terceira edição do Prêmio Tese Destaque Unicamp deverão ser abertas no primeiro semestre de 2025. Elas devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Solicita. O candidato precisa da anuência do(s) orientador(es) antes da inscrição.

Após a cerimônia de entrega do II Prêmio Tese Destaque Unicamp 2024, os premiados, seus orientadores e convidados participaram de uma confraternização.

Confira abaixo o nome dos premiados e seus trabalhos.

Quadro da tese destaque 2024

Assista à cerimônia de premiação: