Jörg Kobarg e Wanda Pereira Almeida ocuparão os cargos até 2028

Nesta segunda-feira (11), o professor Jörg Kobarg assumiu a direção da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unicamp em cerimônia de posse, sucedendo o professor Rodrigo Ramos Catharino. Kobarg ocupará o cargo até 2028. Por sua vez, a professora Wanda Pereira Almeida assume como diretora associada, em substituição à professora Priscila Gava Mazzola.

Professor titular e pesquisador da FCF, Kobarg tem uma sólida formação acadêmica: graduou-se em Biologia e obteve seu mestrado e seu doutorado na Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, na Alemanha. Posteriormente, realizou dois estágios de pós-doutoramento nos Estados Unidos, onde permaneceu entre 1996 e 1998. No Brasil, destacou-se como pesquisador e líder do grupo de Biologia Molecular do Laboratório Nacional de Biociências do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), além de ter coordenado o programa de pós-graduação da FCF entre 2017 e 2021.

Em seu discurso de posse, Kobarg agradeceu a docentes, funcionários, alunos, à comissão eleitoral e a sua nova associada, destacando a disposição dela em aceitar o desafio de acompanhá-lo na gestão da faculdade. O novo diretor manifestou o desejo de que sua gestão seja uma fase de crescimento para a FCF, atualmente a menor unidade da Unicamp, com 18 docentes e uma pesquisadora.

No planejamento de Kobarg, destaca-se a implementação de um curso de graduação em Farmácia no período noturno, uma iniciativa que pode beneficiar tanto a Unicamp quanto as empresas farmacêuticas da região, permitindo que os estudantes trabalhem durante o dia e estudem à noite. Além disso, o pesquisador propôs a ampliação do quadro docente e da infraestrutura da faculdade, enfatizando a necessidade de desenvolver um projeto institucional de pesquisa e a criação de um mestrado profissional.

Kobarg encerrou seu discurso solicitando o apoio de toda a comunidade acadêmica para a realização dos objetivos propostos. “Temos as ideias e nossos projetos, mas para realizá-los precisamos da própria faculdade, dos funcionários, dos docentes e do apoio do resto dos colegas da Unicamp, para tornar esses quatro anos tão bem-sucedidos como os quatro que nos antecederam.”

Catharino, que liderou a faculdade durante a gestão 2020-2024, também se pronunciou, expressando gratidão pelo apoio recebido de colegas e da comunidade da Unicamp durante sua gestão, especialmente nos desafios enfrentados durante a pandemia. “Estar à frente da faculdade durante a pandemia foi desafiador, mas também gratificante. Destaco as palavras gratidão e milagre, por ter tido a oportunidade de servir de alguma maneira nesse período”, afirmou.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, destacou o crescimento da graduação como o principal desafio para os próximos anos, alinhando-se às metas propostas por Kobarg. “A FCF é uma unidade nova, 20 anos de curso, 10 anos de FCE, mas já é uma unidade bastante vitoriosa. Apesar dos desafios mencionados pelo Kobarg, não tenho dúvida de que a FCF já vem colocando as bases para um grande e excelente futuro.”

Meirelles ainda ressaltou a importância da pesquisa integrada ao desenvolvimento tecnológico. “Precisamos fazer da área da saúde uma área que seja capaz de também gerar desenvolvimento, não só naquilo que é mais especificamente relacionado à assistência à saúde, mas à tecnologia”, concluiu.