Reitoria apresenta para comunidade plano de ocupação da Fazenda Argentina

O objetivo da proposta é orientar a ocupação a partir dos princípios do urbanismo sustentável, em harmonia com o desenvolvimento do HIDS

Na próxima terça-feira, dia 3 de setembro, a equipe da coordenação do HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp vai apresentar uma proposta de ocupação da Fazenda Argentina. Adquirida em 2013 pela Universidade, a área ficou de fora do Plano Diretor Integrado (PDI). O objetivo da proposta é orientar a ocupação da fazenda a partir dos princípios do urbanismo sustentável, em harmonia com as diretrizes do PDI e com o desenvolvimento do HIDS.

A Fazenda Argentina está localizada na área central do empreendimento de tecnologia sustentável. “Nesse sentido, a Unicamp tem o papel central de consolidar o hub em nossa cidade. Esperamos que a forma de ocupação que estamos propondo alavanque o HIDS e induza a implementação dos conceitos que embasam a proposta no entorno da fazenda e na cidade como um todo”, afirmou Roberto Donato, coordenador do HIDS Unicamp (nome adotado para a área da Fazenda Argentina).

O plano de ocupação do HIDS Unicamp busca introduzir um conceito inovador de urbanismo, que inclui um adensamento mais concentrado, deixando uma maior quantidade de áreas livres e reduzindo o impacto sobre os recursos naturais.

Mapa do HIDS com destaque em vermelho para Fazenda Argentina

Pretende-se que as áreas livres, em um total de 75% da fazenda  (ou 1.050.000 m2), possam ser aproveitadas com outras atividades como agricultura experimental, usina solar e preservação ambiental. Isso significa que a fatia não edificável do terreno incluirá áreas ecológicas, experimentais e de uso social.

O planejamento levou em consideração as características biofísicas da fazenda, bem como os remanescentes de vegetação nativa, as matas tombadas, as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e o fluxo de fauna. Em todos esses espaços físicos, as construções estão proibidas.

De acordo com a proposta, as APPs do HIDS Unicamp contarão com 50 metros de largura em cada margem dos córregos e 50 metros de raio nas nascentes. É importante mencionar que tanto as APPs quanto as matas tombadas estão passando por um processo de restauração ecológica no âmbito do projeto Corredores Ecológicos da Unicamp.

Quanto ao sistema viário, a proposta prevê uma redução no número e na largura das faixas veiculares, além de estratégias de acalmamento do tráfego, sem criar barreiras físicas a pedestres ou ciclistas e principalmente promovendo a caminhabilidade.

A proposta apresentada à comunidade ainda defende uma implantação gradual das edificações, aproveitando, em uma primeira fase (2025-2030), a infraestrutura existente na borda norte da Fazenda Argentina (Avenida Ricardo Benetton) e explorando as sinergias com parceiros do HIDS instalados nas proximidades.

O plano de ocupação já foi aprovado na última reunião da Comissão de Planejamento Estratégico Institucional (Copei) e, agora, será submetido às deliberações do Conselho Universitário.

A apresentação acontece na próxima terça-feira, a partir das 10h, no auditório do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS).