O Hospital Regional de Piracicaba (HRP), ligado à Unicamp, conquistou o selo diamante do programa QMentum International, por meio da instituição Accreditation Canada, chancela que atesta a qualidade e segurança dos serviços oferecidos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de padrões de excelência mundial. O HRP é o primeiro hospital, tanto público quanto privado ou filantrópico, a receber o aval QMentum na macrorregião de Piracicaba. O anúncio oficial, feito pela instituição canadense, ocorreu na segunda-feira, dia 16.
“A trajetória foi percorrida graças ao empenho dos nossos colaboradores, gerentes, gestores em geral, corpo clínico, equipes multidisciplinares e profissionais terceirizados. Esforços esses que resultaram na união de todos do HRP na busca pelo selo diamante do programa QMentum, que promove, consequentemente, ganhos imensuráveis à qualidade e segurança do paciente do SUS”, avalia o superintendente do hospital, o médico infectologista Vitor Marim.
Para Marim, a chancela internacional representa apenas o começo de uma nova era para o HRP. “Nossa instituição buscou a excelência internacional em todos os serviços prestados porque tem certeza que a essência cravada em seu DNA é o cuidar. Isso é só o começo de uma busca incessante pela melhoria contínua”, disse o médico infectologista.
Qualidade do atendimento
O QMentum Internacional avalia a qualidade do atendimento usando padrões que representam elementos fundamentais da área. Os padrões identificam políticas e práticas que contribuem para um atendimento de alta qualidade, seguro e gerido de forma eficaz.
O modelo QMentum avalia também as operadoras de saúde, assegurando que as organizações cumpram todos os requisitos internacionais de governança e de boas práticas assistenciais. O hospital iniciou a jornada rumo à conquista do selo há dois anos, quando todos os processos já em vigor envolvendo desde o setor de assistência ao setor executivo foram revistos, adequados e transformados pela expertise internacional.
Além dessas adequações, vários outros protocolos e processos foram implementados no HRP, visando sempre à melhoria do atendimento ao paciente do SUS.
Para o gerente de Práticas Assistenciais Hospitalares do HRP, Flávio Braga, a grande guinada deu-se no desenvolvimento de pessoas de médio escalão com um olhar voltado para a segurança dos pacientes. “Criamos processos, identificamos pontos frágeis, traçamos barreiras e, consequentemente, veio a melhoria na qualidade assistencial. Somos um Hospital SUS mais seguro! Para nós, e para nossos pacientes, buscamos sempre a melhoria contínua”, afirmou Braga.
O gerente do hospital aponta algumas melhorias implementadas para contemplar um atendimento de qualidade em nível internacional. “A criação de painéis (gestão à vista) de gerenciamento de enfermagem personalizado por setor, atrelados aos riscos assistenciais e aos principais protocolos institucionais; o fortalecimento do Protocolo de Cirurgia Segura, mitigando eventos adversos intraoperatórios; a definição de indicadores estratégicos, do desenvolvimento de análises críticas e do plano de ação; e o desdobramento dos indicadores com o operacional”, esclarece.
Já a gerente do Administrativo e Financeiro do HRP, Lenara Barbieri de Carvalho, ressalta as novas metodologias adotadas na instituição. “No setor administrativo podemos considerar que utilizar a metodologia QMentum como uma ferramenta de trabalho nos trouxe resultados extremamente significativos em relação à organização de processos, à padronização de métodos de atuação e à resolução de impasses do dia a dia, além da agilidade para tomada de decisão.”
Já na parte financeira, Carvalho ressalta a sustentabilidade do HRP. “Destaco a busca pela qualidade dos serviços e suprimentos aliados à sustentabilidade financeira, que passou a ser nosso principal norte de atuação, proporcionando investimentos em tecnologias e estruturação de novos setores e promovendo uma atuação mais próxima e fidedigna em relação aos nossos resultados, além de possibilitar ajustes de produção, beneficiando ainda mais pacientes do SUS.”