Memorial Notícias

IFCH lamenta a morte de Gilda Portugal Gouvea

A docente atuou como assessora no governo de Fernando Henrique Cardoso, inclusive como ministra interina

Com pesar, a direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) informou o falecimento da professora aposentada Gilda Portugal Gouvea no dia 22 de setembro último. Gouvea atuou por muitos anos no Departamento de Sociologia. A direção do IFCH se solidariza com a família, amigos, amigas e estudantes nesse momento de dor e tristeza.

Gilda Portugal era acolhedora e crítica, rigorosa e generosa

Abaixo a transcrição da nota de pesar do departamento de Sociologia:

Nota pelo falecimento da professora Gilda Portugal Gouvea

É com imenso pesar que o Departamento de Sociologia tomou conhecimento do falecimento da professora Gilda Figueiredo Portugal Gouvea. Durante muitos anos, a professora Gilda contribuiu de forma intensa e competente na formação de estudantes, tanto na graduação e na pós-graduação em Ciências Sociais, quanto na pós-graduação em Sociologia, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas.

Somos gratos por sua imensa generosidade, pois Gilda, mais de uma vez, conseguiu mediar conflitos e tomar para si, como orientadora principal ou coorientadora, de maneira integral, trabalhos de discentes cujos projetos em desenvolvimento nem sempre encontravam guarida nas orientações originais.

A vida acadêmica dessas pessoas não teria sido a mesma sem a presença da professora. São-paulina convicta, dizia que não haveria fase melhor para seu clube do coração senão aquela em que foi presidido pelo seu irmão, Marcelo Portugal Gouvea – e, se passarmos em revista os últimos anos do São Paulo Futebol Clube, parece mesmo que ela tinha razão.

Em se tratando da contribuição e do cultivo teórico, Gilda contribuiu imensamente para o desenvolvimento de uma investigação de qualidade, assumindo por isso, e não poucas vezes, as cadeiras de Teoria Sociológica, principalmente Sociologia de Durkheim, compromisso que sempre se refletia no reconhecimento por parte dos estudantes que, independentemente da posição política ou filosófica, viam na professora Gilda uma espécie de guia que era, numa só medida, acolhedora e crítica, rigorosa e generosa.

Sua militância política também não pode ser esquecida – desde seu papel na fundação do PSDB a seu lugar na assessoria durante o exercício da presidência de Fernando Henrique Cardoso, inclusive como ministra interina. Em sua vida, é possível ver o quanto sua entrega à Sociologia clássica conversava umbilicalmente com aquele equilíbrio estabelecido entre posição de classe e condição de classe, onde a aptidão intelectual geralmente é traduzida em intervenção político-social, atividade que se revela também na ligação de Gilda, por anos, com o Centro Ruth Cardoso. Deixamos aqui nosso reconhecimento a essa militante, professora e formadora, manifestando nosso lamento por uma perda irreparável.

Departamento de Sociologia do IFCH