Consu aprova moção pelo cessar-fogo em Gaza

Documento foi apresentado pelo Comitê Unicamp em Solidariedade ao Povo Palestino em resposta a escalada do conflito no Oriente Médio

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou na sessão desta terça-feira (24) moção que reitera a exigência de um urgente cessar-fogo na Faixa de Gaza, apresentada pelo Comitê Unicamp em Solidariedade ao Povo Palestino. A guerra em Gaza já causou cerca de 41,5 mil mortos, segundo o governo do Hamas, que controla o enclave desde 2007. O conflito, no entanto, tem se expandido. Mais de 22 mil pessoas que fogem dos bombardeios israelenses no Líbano entraram na Síria desde a última segunda-feira (23), segundo informações divulgadas pela Agência Brasil nesta quinta-feira (26) por fontes de segurança sírias.

Aprovada por unanimidade, a moção repudia atos de violência contra populações civis e exige o fim das hostilidades. “O Consu repudia atos de violência contra populações civis no Oriente Médio e em particular condena as brutais atrocidades na Faixa de Gaza”, diz o documento. “Por isso, exige um urgente cessar-fogo, a fim de que seja estancada a barbárie genocida na região”, acrescenta.

“Entendemos que o Consu não deve se omitir nem se calar diante do agravamento da tragédia humanitária evidenciada pelo permanente e infindo massacre da população civil palestina. Por meio deste posicionamento público, o Consu expressa o compromisso da comunidade acadêmica da Unicamp pelo fim da ocupação dos territórios dos palestinos, contra o odioso regime do apartheid e pela defesa de uma Palestina livre e soberana e a expectativa de um futuro democrático, laico e de paz em toda a região”, finaliza o documento.

Moção foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário

Cobrança de mensalidade e curso de direito

O Consu recebeu, para ciência, duas outras moções. Uma delas de repúdio ao projeto de lei 672/24 protocolado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que abre a possibilidade para a cobrança de mensalidade em universidades públicas do estado como a Unicamp, a USP (Universidade de São Paulo) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Educadores pedem a rejeição do projeto, já que, segundo eles, a proposta poderá provocar impactos negativos severos junto a estudantes de baixa renda, além de aprofundar ainda mais a desigualdade no acesso à educação superior.

A outra moção apresentada no Consu foi a de apoio à instalação de um curso de Direito em Limeira, enviada pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).