O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) expressou solidariedade às universidades públicas da Argentina diante da crise de financiamento enfrentada por essas instituições. Em nota conjunta, os reitores destacaram a importância do apoio ao ensino superior e à pesquisa para o desenvolvimento da América Latina e reafirmaram a histórica colaboração entre as universidades brasileiras e argentinas.
Confira a íntegra do documento a seguir.
NOTA CRUESP
São Paulo, 9 de outubro de 2024
As Universidades Estaduais Paulistas, USP, Unesp e Unicamp, vêm a público manifestar a sua irrestrita solidariedade aos docentes, estudantes, administradores e demais membros das universidades públicas da Argentina.
Cultivamos há mais de meio século a amizade e a colaboração com nossos e nossas colegas do país vizinho, e nos associamos a eles na expectativa de uma solução que garanta o financiamento às atividades de ensino, pesquisa e extensão de suas instituições de educação superior, notabilizadas pela excelência de seu trabalho.
É essencial reiterar que as nações da América Latina não encontrarão saídas para os grandes desafios compartilhados para seu desenvolvimento sem o financiamento público do ensino superior, da pesquisa e da extensão, de modo a formar e manter quadros científicos capazes de contribuir para a solução dos problemas enfrentados pelo continente, em um mundo em rápida e profunda transformação.
Carlos Gilberto Carlotti Junior
Reitor da USP e Presidente do Cruesp
Pasqual Barretti
Reitor da Unesp
Antonio José de Almeida Meirelles
Reitor da Unicamp