Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Reitor recebe presidente da Energi Simulation, fundação canadense que apoia pesquisa de ponta

A instituição apoia 13 cátedras no mundo e uma delas foi concedida ao professor Denis Schiozer, da FEM

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu nesta sexta-feira (11) representantes da Energi Simulation, uma fundação canadense que apoia pesquisas de ponta na modelagem de recursos energéticos.

A Energi Simulation apoia 13 cátedras no mundo e uma delas foi concedida ao professor Denis Schiozer, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), pesquisador do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Simulação e Gerenciamento de Reservatórios (Unisim) desde 2014. A cátedra prevê o desenvolvimento de modelos para o gerenciamento integrado e automatizado de sistemas de produção e reservatórios (campos digitais).

“A Energi é uma organização que estimula investigações no setor de óleo e gás e que hoje também está envolvida em pesquisas sobre a transição energética”, disse o reitor. “Eles estimulam essas pesquisas para que elas tenham um bom aspecto científico, mas também para que tenham um forte impacto industrial”, acrescentou Meirelles, para quem esse tipo de colaboração revela-se “muito importante para os dois lados”.

O presidente da instituição canadense, Duke Anderson (segundo à esquerda), se mostrou satisfeito com a parceria
O presidente da instituição canadense, Duke Anderson (segundo à esquerda), se mostrou satisfeito com a parceria

Schiozer explica que a instituição canadense tem como objetivo realizar pesquisas na área de energia – principalmente na área de modelagem. “Pode ser tanto modelagem para a produção de petróleo, quanto em outras áreas de produção de energia. A fundação tem um conselho formado por empresas do setor de energia que determina em qual área é mais importante investir e vai atrás de professores que façam aquele tipo de atividade”, contou. A cátedra de Schiozer tratará da simulação de reservatórios de petróleo.

“A Energi Simulation também citou a necessidade de seguir a transição energética e também de simular a injeção de CO2 no subsolo, que segue basicamente o mesmo tipo de tecnologia”, disse o professor. A injeção CO2 no subsolo é uma técnica que visa reduzir o efeito estufa e minimizar o impacto de emissões de gases do efeito estufa.

O presidente da instituição canadense, Duke Anderson, afirmou estar satisfeito com os resultados da parceria. Segundo Anderson, a Energi Simulation pretende continuar com a colaboração. “A Unicamp, a cátedra e o professor Denis Schiozer são reconhecidos pela indústria, internacionalmente. E isso é muito importante para a fundação.”

Ir para o topo