Notícias

Encontro discute desenvolvimento da enologia como área de pesquisa e de formação na Unicamp

Participaram do evento representantes da Universidad de La Rioja, na Espanha, localizada na região que se destaca na área

A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) recebeu, nesta quarta-feira (16/10), a visita das professoras Elena González Fandos e Marta Dizy, respectivamente diretora e vice-diretora do “Proyecto Enorregión” da Universidad de La Rioja, na Espanha. A expectativa, a partir das tratativas, é promover programas conjuntos de colaboração na área de vitivinicultura, área que estuda tanto a produção da uva quanto a elaboração do vinho.

Participaram do encontro professores, pesquisadores e alunos da FEA e de outras instituições, assim como representantes de diversos setores ligados à vitivinicultura, como produtores de vinho da região, sommeliers e empresários ligados ao setor.

Segundo os professores Flavio Schmidt, da FEA, Claudio Messias, do Instituto de Biologia (IB), e Luís Cortez, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), que organizaram o encontro, o objetivo do convite feito às professoras foi estimular o desenvolvimento da enologia como área de pesquisa e de formação na Unicamp.

Professores e pesquisadores discutem a possibilidade de colaboração com a Universidad de La Rioja, na Espanha

A visita da Universidad de La Rioja permitiu explorar possíveis áreas de colaboração e sinergia de pesquisas na área, ou seja, desde a viticultura, a cultura e a alimentação em geral. Como Dizy já colabora há vários anos com o Brasil, foram apresentadas as possibilidades de formação acadêmica e pesquisa na área da vitivinicultura na qual a região de La Rioja se destaca. Desta forma, a FEA e a Universidad de La Rioja, segundo os professores, pretendem estabelecer um novo convênio privilegiando temas de interesse comuns.