Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Manchete

No total, 58.489 candidatos realizaram a prova da primeira fase do Vestibular Unicamp 2025

Índice de abstenção foi de 7,2%; confira o gabarito das questões

Para a Comvest, índice de abstenção sugere a aprovação dos candidatos em relação à mudança de horário da aplicação das provas

Na primeira fase do Vestibular Unicamp 2025, realizada neste domingo (20), compareceram 58.489 candidatos, disputando as 2.537 vagas para 69 cursos de graduação. A abstenção de 7,2% foi a segunda menor dos últimos dez anos (4.515 ausentes), ficando atrás apenas do último ano, que registrou índice de 6,9%. Para a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), isso sugere a aprovação dos candidatos em relação à mudança de horário da aplicação das provas, realizadas pela primeira vez no período da manhã. Outra novidade da edição deste ano foi a realização do vestibular em mais uma capital nordestina, o Recife, com a presença de 541 pessoas e a ausência de 42 inscritos. 

Acesse o gabarito das provas da primeira fase.

A alteração no horário foi motivada por questões climáticas, a fim de evitar as possíveis altas temperaturas no período vespertino. De acordo com o diretor da Comvest, José Alves, esta é uma tendência que deve ser mantida nos próximos anos. “Foi uma mudança importante, e tivemos uma resposta extraordinária em termos de abstenção. Felizmente, as pessoas receberam bem a proposta”, avalia. 

A cidade com menor abstenção foi Piracicaba (4,02%). Alves ressaltou a redução da abstenção na Região Metropolitana de Campinas, que caiu de 8,1% em 2023 para 7,56% em 2024. Curitiba e Fortaleza registraram os maiores índices de ausência – 18,09% e 14,4%, respectivamente. Na primeira capital, o fato era esperado, devido à realização das provas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na mesma data. Já em Fortaleza, esclarece Alves, os índices estão dentro do padrão para a cidade. Em Campinas, participaram da disputa 9.070 candidatos, com 784 ausências (7,96%). 

As provas ocorreram das 9h às 14h, totalizando cinco horas de duração. Na cidade de São José dos Campos (SP), o início do exame foi flexibilizado em 15 minutos. Segundo Alves, esta foi uma medida preventiva devido a obras na rodovia Presidente Dutra, que provocaram congestionamento no trânsito em torno das 9h. “Todos conseguiram chegar, tanto que não tivemos impacto na abstenção [que foi de 7,9%] e nenhum candidato reclamou”. Nenhum outro incidente foi registrado pela comissão.

A abstenção de 7,2% foi a segunda menor dos últimos dez anos (4.515 ausentes), ficando atrás apenas do último ano, que registrou índice de 6,9%

A primeira fase foi realizada em 31 cidades do estado de São Paulo (Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos), além das capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador. A segunda fase será realizada nos dias 1 e 2 de dezembro de 2024. 

A Comvest divulgará o gabarito das questões na próxima quarta-feira (23/10), em sua página eletrônica. A prova da primeira fase já está disponível para consulta. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 22 de novembro, junto com os locais de prova da segunda fase e as notas de corte. As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas de 11 a 13 de dezembro de 2024, em Campinas.

A Comvest também disponibiliza aos candidatos, na página do Vestibular 2025, um formulário de alteração de dados, que podem ser corrigidos até dia 22 de outubro. Podem ser alterados, se necessário: nome, documento de identidade, data de nascimento, telefones, e-mail e ano de conclusão do ensino médio. 

Prova privilegia conteúdo atual 

A prova da primeira fase foi composta de 72 questões de múltipla escolha, sendo 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, 7 questões de História, 7 questões de Geografia, 3 questões de Filosofia, 3 questões de Sociologia, 7 questões de Física, 7 questões de Química, 7 questões de Biologia e 7 questões de Inglês. 

Para Alves, a edição 2025 manteve a característica de demandar, dos candidatos, um olhar crítico e atualizado sobre questões contemporâneas. Foram cobrados temas como a responsabilidade do Estado no contexto de eventos extremos como inundações; as ondas de calor; a troca de oxigênio e gás carbônico dentro de um submarino; a memória política na Argentina; o papel da Geração Z; as guerras e os conflitos mundiais; o feminino no grafite; a Amazônia Azul; entre outros. 

“A prova veio ‘macetando’, trazendo linguagem bastante popular”, brincou Alves – em referência a uma das questões que explorou o uso popular do verbo dentro do hit musical “Macetando”, gravado por Ivete Sangalo com a participação de Ludmilla. 

A coordenadora acadêmica da Comvest, Márcia Mendonça, destacou a multidisciplinaridade da prova, que explorou a linguagem em diversas áreas do conhecimento – a exemplo da linguagem cartográfica em geografia, do humor presente em quadrinhos em inglês e, inclusive, das questões de matemática, com situações-problema contextualizadas à realidade. 

De acordo com Mendonça, a diversidade de textos faz interface com temas das áreas de conhecimento que são do interesse dos cidadãos e da universidade, “para que seus estudantes cheguem [à graduação] interessados no mundo que os rodeia e, a partir disso, possam se desenvolver profissionalmente nas áreas que escolherem”.

Nota da Comvest: A questão 53 (modelo Q e Z) de matemática será anulada devido a um equívoco em seu enunciado. Conforme artigo 27 da Resolução do Vestibular Unicamp 2025, a pontuação (1 ponto) será atribuída a todos os candidatos presentes na prova.

Calendário Vestibular Unicamp 2025

Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição1/8 a 9/9/2024
Prazo final de pagamento da Taxa de Inscrição10/9/2024
Prova de Habilidades Específicas – Música20 a 30/9/2024
1ª fase20/10/2024
Divulgação dos aprovados para a 2ª fase e locais de prova22/11/2024
2ª fase1 e 2/12/2024
Provas de Habilidades Específicas (exceto Música)11 a 13/12/2024
Divulgação dos aprovados em 1ª chamada24/1/2025
Matrícula virtual da 1ª chamada27 e 28/1/2025
Ir para o topo