Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Unicamp recebeu uma delegação da Representação do Estado da Baviera composta por agentes governamentais da Alemanha e representantes empresariais. A comitiva alemã foi recebida, no dia 11 último, pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e pela coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp), Mariana Zanatta Inglez, representando o diretor-executivo da Inova, Renato Lopes.

A Baviera, um dos dezesseis Estados federais da Alemanha, possui cerca de 13 milhões de habitantes. A visita, cujo tema dizia “Transformando o hoje para um amanhã mais verde” (do inglês, “Transforming Today for a Greener Tomorrow”), buscou estreitar o relacionamento entre os participantes e estabelecer ações colaborativas envolvendo o Estado alemão, a Unicamp e a cidade de Campinas, em especial por meio das empresas hospedadas no Parque Científico e Tecnológico da Universidade, sob gestão da Inova Unicamp, e do ecossistema de empreendedorismo tecnológico da Unicamp. A reunião fomentou discussões sobre tecnologias ambientalmente sustentáveis voltadas para a inovação e aplicadas na indústria, especialmente as tecnologias envolvendo hidrogênio, bioeconomia e economia circular.

Meirelles destacou o fato de a Unicamp ser a universidade mais inovadora do Brasil e de manter uma forte relação com empresas dedicadas a atividades de pesquisa e desenvolvimento. “Temos um compromisso com a inovação e estamos sempre abertos a parcerias que promovam a sustentabilidade e a troca de conhecimento. Trabalhamos para que empresas, instituições de pesquisa e a Unicamp possam promover a inovação juntas. Esse é um de nossos principais objetivos e espero que esse encontro com a delegação da Baviera possa promover longas parcerias”, afirmou.

Combustíveis mais sustentáveis

O secretário de Estado do Ministério de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento Regional e Energia do Estado da Baviera, Tobias Gotthardt, se disse impressionado com o campus da Unicamp em Barão Geraldo (Campinas). “Você pode sentir o quanto de inovação há neste campus. Este é um campus realmente impressionante.” Gotthardt destacou a importância dos esforços para estreitar relações e promover parcerias entre agentes de inovação e de empreendedorismo tecnológico.

Baviera, um dos dezesseis Estados federais da Alemanha busca estabelecer ações colaborativas envolvendo o Estado alemão, a Unicamp e a cidade de Campinas
Baviera é um dos dezesseis Estados federais da Alemanha que busca estabelecer ações colaborativas envolvendo o Estado alemão, a Unicamp e a cidade de Campinas

“Essas parcerias são muito importantes para atingirmos os objetivos que almejamos com vistas a enfrentar grandes desafios que vão das condições impostas pelas mudanças climáticas até os muitos desenvolvimentos promovidos pelas indústrias de tecnologia, como deep techs. E é por esses motivos que queremos ter uma aproximação mais forte com a Unicamp”, afirmou.

Gotthardt também enalteceu os avanços alcançados no Brasil no campo dos combustíveis ambientalmente mais sustentáveis, especialmente no uso do etanol e do hidrogênio. “Como essa área é uma necessidade para nossas indústrias na Baviera, acredito que possa ser um bom campo para haver ações de cooperação envolvendo empresas bávaras e o Brasil.”

O encontro contou com uma apresentação sobre a Agência de Inovação da Unicamp, realizada por Inglez. A coordenadora falou sobre alguns dos indicadores de inovação da Unicamp e sobre várias das oportunidades de interação e cooperação com a Universidade. Na sequência, o professor Rosley Anholon, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), discorreu sobre o plano de ocupação do HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS).

“Para nós, na qualidade de agência de inovação e de parque científico, é muito importante ter esse tipo de interação, pois um de nossos principais objetivos é internacionalizar nossa presença, assim como estreitar as relações, estabelecendo ações de cooperação envolvendo nossas empresas e startups e outros ecossistemas de vários países mundo afora”, ressaltou Inglez.

No âmbito municipal, Bruna Santos, diretora de Cooperação Internacional e Comércio Exterior de Campinas, compareceu ao evento como representante de Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação do município, e apresentou a cidade e sua região metropolitana como um importante centro no qual estão presentes institutos de pesquisa e desenvolvimento e empresas voltadas para a área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

Oportunidade para cooperação internacional

Claudia Bärmann Bernard, representante do Estado da Baviera no Brasil, falou sobre a comissão de empresas bávaras que acompanharam a delegação na visita à Unicamp. Essas empresas tiveram a oportunidade de expor suas atividades, seus produtos e seus serviços para pesquisadores e empreendedores do ecossistema da Universidade.

Matéria publicada originalmente no site da Inova Unicamp.