Conteúdo principal Menu principal Rodapé
 Reitor Antonio Meirelles e o prefeito universitário de Limeira Alcides Scaglia; órgão irá atender às demandas da FCA, FT e Cotil
Reitor Antonio Meirelles e o prefeito universitário de Limeira Alcides Scaglia; órgão irá atender às demandas da FCA, FT e Cotil

A Unicamp inaugurou, nesta segunda-feira (4), a Prefeitura Universitária dos Campi de Limeira – cidade onde estão instalados a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), a Faculdade de Tecnologia (FT) e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil). Além de ampliar a autonomia e a eficiência administrativas das unidades, cuja comunidade conta com 6,75 mil pessoas (entre estudantes, docentes e funcionários), o novo órgão desempenha uma função estratégica, com foco em promover o crescimento da Universidade na região. Para tanto, conta com um orçamento anual de R$18,23 milhões.

A solenidade de inauguração foi realizada no campus 1, em evento que contou com a presença do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, do prefeito universitário de Limeira, Alcides José Scaglia, e do representante do presidente da Câmara Municipal da cidade, Valmir Caetano, entre outras autoridades e docentes.

Segundo Meirelles, a criação da nova Prefeitura Universitária fortalece a atuação da Unicamp localmente. Ao descentralizar a administração, explica o reitor, não apenas há um ganho de agilidade e autonomia, como também se estimula a proatividade de cada campus. “A criação [do órgão] faz parte de um esforço para que nossos campi externos tenham mais força dentro da Universidade, exerçam um papel mais relevante. Aqui em particular há um empoderamento dessas unidades internamente, e isso faz bem para a instituição, que fica com bases mais sólidas”, analisa.

A história da Unicamp em Limeira já conta mais de cinco décadas: data de fins dos anos 1960, quando se deu a incorporação da Faculdade de Engenharia de Limeira (a antiga FEL) e do Cotil, dando origem ao seu primeiro campus. Depois de duas décadas, a partir de cursos inicialmente oferecidos pela FEL, foi fundado o Centro Superior de Tecnologia (Ceset), embrião do que viria a ser a atual FT. A FCA e o segundo campus são mais recentes – foram fundados em 2009. Atualmente, os dois campi de Limeira somam o equivalente a 20% do total de alunos que estudam no campus de Barão Geraldo.

Apesar do lançamento oficial de sua sede nesta semana, oficialmente, a entidade começou a funcionar em maio de 2023. De lá para cá, a Prefeitura Universitária de Limeira já conseguiu ampliar o Intercamp – sistema de transporte coletivo da Universidade para sua comunidade –, chegando a 100% de preenchimento das vagas e garantindo, desta forma, mais segurança aos estudantes. “Foi uma conquista importante, porque havia uma demanda de 13 anos por um circular que unisse o campus 1 e o campus 2. Conseguimos fazer uma rota que passa nas principais repúblicas que se encontram no entorno dos campi”, afirma Scaglia.

O prefeito universitário de Limeira ressalta que o órgão não tem a preocupação em ser uma réplica da unidade de Barão Geraldo, mas servir de apoio e ponto de conexão. Nesse sentido, o objetivo é trabalhar para ampliar o intercâmbio com os outros campi da Universidade – localizados nas cidades de Campinas e Piracicaba – e com a sociedade. “Temos o desafio de deixar a casa organizada para a próxima administração, olhando para fora, de maneira tática.” Entre outras prioridades, o professor destaca a alimentação e a jardinagem.

Ir para o topo