Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Unicamp realiza 2ª edição de simpósio sobre segurança

Evento contou com a organização da Secretaria de Vivência nos Campi, do Nepp e do Conseg de Barão Geraldo

O simpósio resulta de uma cooperação técnico-científica entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Unicamp
O simpósio resulta de uma cooperação técnico-científica entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Unicamp

Defesa do território nacional, segurança pública e direitos humanos foram alguns dos temas do II Simpósio Construindo a Segurança: Reflexões e Cooperações Institucionais, realizado nesta quarta-feira (6), no auditório do Instituto de Otorrinolaringologia da Unicamp (IOU). O simpósio resulta de uma cooperação técnico-científica entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e a Unicamp e contou com a organização da Secretaria de Vivência nos Campi (SVC), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) e do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Barão Geraldo.

De acordo com a coordenadora da SVC, Susana Durão, a ideia da prevenção representou um dos aspectos mais importantes do simpósio. Segundo Durão, o conceito de prevenção permeou as discussões assim como a ideia de respeito à teoria procedimental – o trabalho de acordo com as normas vigentes e o respeito à dignidade humana como princípio.

A professora disse que a aproximação da Universidade com as instituições oficiais do Estado pode oferecer ganhos para as duas partes. E lembrou, por exemplo, que a Polícia Ambiental pode ser importante no processo de implantação do HUB Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS) na Unicamp. O HIDS prevê a execução de programas de preservação da fauna, de matas e de nascentes em sua área.

Além disso, está em fase de conclusão o processo que vai permitir a instalação no campus de Barão Geraldo de um posto do Corpo de Bombeiros. A corporação vai atender não só as demandas da Universidade, mas também as dos municípios da região.

Durão citou ainda o auxílio que a Unicamp recebe da Polícia Rodoviária quando realiza o evento Universidade de Portas Abertas (UPA), que, neste ano, reuniu mais de 57 mil estudantes na Universidade. “Portando, há algumas dimensões da gestão e zeladoria dos espaços públicos em que a PM tem seu papel. Isso, no entanto, não implica que a gente se confunda com a PM ou que a gente não tenha o nosso modelo de governança”, ponderou.

A ideia da prevenção representou um dos aspectos mais importantes do simpósio
A ideia da prevenção representou um dos aspectos mais importantes do simpósio

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, afirmou que as ações de colaboração com a Polícia Militar podem ser produtivas e lembrou uma particularidade. “Minha primeira atividade como reitor da Unicamp, em abril de 2021, foi participar de uma reunião remota do Conseg Barão Geraldo. A professora Susana Durão participa desse conselho. Desde então, temos desenvolvido uma relação muito produtiva com a presidente do conselho, a Neusa [Monteiro], e com membros dessa instituição”, disse o reitor.

“Essas ações colaborativas incluem, por exemplo, a posterior formalização do convênio com o Corpo de Bombeiros, que construirá um quartel em nosso campus, permitindo ampliar a segurança em relação a incêndios não só em nossa Universidade, como em toda a região de Barão Geraldo”, ressaltou. “Da mesma forma, pretendemos estreitar nossa colaboração com a Polícia Militar Ambiental nas discussões sobre a defesa da flora e fauna em nossa região e em nosso campus, especialmente na área do HIDS”, disse. “Por fim, esse contato direto nos permite dialogar sobre temas que nos são caros como instituição acadêmica, entre os quais a questão de direitos humanos.”

O simpósio contou com palestras do comandante-geral da PMESP, coronel Cássio Araújo de Freitas, do coronel Hugo Araújo Santos, comandante da Polícia Rodoviária, do coronel Leandro Navarro, comandante da Polícia Ambiental, do capitão Nelson César Rosa Vieira, da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, e do professor da Unicamp Marcos José Barbieri Ferreira.

Ir para o topo