Andrea Matsui, CEO da Generation Brasil, recebeu o prêmio de Empreendedora do Ano 2024 da Unicamp em uma cerimônia realizada no dia 14 de novembro. A empreendedora esteve presente no 19º Encontro Anual Unicamp Ventures para receber o troféu, concedido pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp) e entregue por seu diretor-executivo, professor Renato Lopes. A 19ª edição do encontro aconteceu no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Fecfau) da Unicamp, no campus de Barão Geraldo.
A escolha da pessoa empreendedora representa uma das principais categorias do Prêmio Empreendedor da Unicamp, organizado pela Inova Unicamp com o apoio de um grupo de empreendedores chamado Unicamp Ventures e atualmente em sua oitava edição. Lopes enalteceu Matsui ao anunciar seu nome.
“Essa foi uma escolha bastante difícil porque tivemos quatro excelentes finalistas, que apresentaram muito bem seus pitches. Mas o pitch da Generation Brasil, apresentado pela Andrea, foi emocionante e mostrou o grande impacto social proporcionado pela empresa, que promove o ensino e a mobilidade social”.
Matsui, formada em engenharia elétrica pela Feec, já havia recebido, durante o evento, outro troféu em nome da Generation Brasil, o Prêmio Empreendedor da Unicamp 2024 na categoria Impacto Socioambiental & Diversidade. O troféu dessa categoria foi entregue por Eduardo Neger, eleito o Empreendedor do Ano da Unicamp em 2017 – primeira edição da premiação –, ex-conselheiro do grupo Unicamp Ventures e diretor da empresa-filha Neger Telecom, patrocinadora do prêmio neste ano.
A Generation Brasil, também uma empresa-filha da Unicamp, atua nos setores de educação e empregabilidade, oferecendo cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e vendas para pessoas em situação de vulnerabilidade social de modo a formar jovens profissionais tornando-os capazes de ingressar no mercado de trabalho. Entre os critérios para a escolha de Matsui como Empreendedora do Ano da Unicamp, destacam-se o seu desempenho para o sucesso da empresa e o impacto social alcançado pelo empreendimento.
A Empreendedora do Ano 2024 destacou-se entre os quatro finalistas. Os outros três também representaram empresas-filhas vencedoras, nas categorias Liderança Feminina, Inovação e Maior Crescimento (Scale-Up). Todos apresentaram os pitches de suas startups durante a cerimônia.
“A Unicamp é minha casa. Vim para a Universidade com 17 anos e aqui me descobri, tanto como ser humano quanto como profissional. O prêmio na categoria de Impacto Socioambiental & Diversidade que a empresa recebeu já representou algo incrível. E, ainda assim, receber este outro prêmio, agora como Empreendedora do Ano da Unicamp, é algo que não tem tamanho. Esse prêmio representa muita coisa para mim. Sou muito grata. Não tenho nem palavras”, agradeceu Matsui.
Além do troféu, a empreendedora também ganhou dois ingressos da Inova Unicamp para participar gratuitamente da feira internacional Mobile World Capital (MWC) e de seu evento para startups, o Four Years From Now (4YFN), a ser realizado em março de 2025 em Barcelona (Espanha), assim como uma ajuda de custo de R$ 5 mil e um RuralMAX (aparelho que amplia a conectividade em regiões remotas). Esses dois últimos prêmios foram oferecidos pela patrocinadora Neger Telecom.
Trajetória empreendedora
Após sua formação na Unicamp, Matsui trabalhou por anos no mercado financeiro, especificamente no Citibank, e também em empresas de grande porte, como a AmBev. Nessa última, experimentou pela primeira vez atuar profissionalmente na área de impacto social, lidando com projetos ligados às questões do meio ambiente, da saúde e do bem-estar, entre outras.
A partir da realização de um MBA nos Estados Unidos, a empreendedora passou a ter um contato maior com ações de impacto social e decidiu, mesmo com uma carreira bem estabelecida, mudar de ramo e realizar atividades cujo impacto na vida das pessoas pudesse ser mais rápido e efetivo. Nesse momento, Matsui escolheu a área de educação, e isso por conta do poder transformador do ensino, algo que testemunhou na Unicamp e em outros ambientes.
A egressa da Universidade decidiu empreender por meio da Alicerce Educação, uma empresa de impacto social que atua no desenvolvimento de forma acelerada na educação de base para pessoas de qualquer idade e em todo contexto social, oferecendo aulas de reforço principalmente nas disciplinas de português e matemática. A partir dessa experiência, a empreendedora identificou formas de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, atender às necessidades do mercado.
“Fazer pelos outros o que fizeram por mim”, disse Matsui sobre o principal motivador que a levou a mudar de carreira e empreender na área de impacto educacional, seguindo um caminho que a levou a ser CEO na Generation Brasil.
“Eu fui bolsista minha vida inteira, desde o tempo da escola, no cursinho pré-vestibular, na Unicamp. Fiz também um MBA com bolsa de estudos. Tudo isso foi essencial e transformador em minha vida”, enfatizou.
A Generation Brasil
A Generation Brasil atua com o propósito de promover, de forma rápida e por meio da formação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, impacto social e mobilidade socioeconômica.
O acesso aos programas é totalmente gratuito e, segundo a empresa-filha da Unicamp, mais de 3.500 alunos já foram atendidos. A Generation Brasil também calcula que 90% de seus alunos são jovens entre 18 e 29 anos de idade, dos quais aproximadamente 40%, mulheres e 44%, pessoas negras. Segundo dados da empresa, cerca de 80% dos alunos que passaram pelo programa conseguiram um emprego em até seis meses após sua formação e cerca de 70% obtiveram, por meio desses empregos, renda suficiente para poder economizar e fazer alguns investimentos, como se mudar para uma moradia melhor ou até comprar a casa própria.
“O trabalho realizado na Generation Brasil tem um impacto social transformador, pois são jovens em situação de vulnerabilidade social, sem trabalho e sem estudo, muitas vezes em famílias compostas por até oito pessoas. Então, quando esse jovem consegue um emprego, a renda familiar dobra e isso transforma a vida de todos em seu entorno.”
Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, área responsável pela realização do Encontro Anual UV e do Prêmio Empreendedor da Unicamp, destacou o fortalecimento do ecossistema empreendedor da Universidade por meio do evento, que também promove uma intensa atividade de networking entre as empresas-filhas.
“Esses encontros entre os empreendedores que nós promovemos qualificam ainda mais o ecossistema fomentado pela Inova, pois, por meio dessas ações de comunicação, promovemos a cultura do empreendedorismo e fortalecemos uma rede de empreendedores e empresas-filhas da Unicamp, que se conectam e podem firmar novas parcerias em diversas frentes”, comentou Kishi.
Segundo Matsui, um dos motivos para cadastrar a Generation Brasil como uma empresa-filha da Unicamp é se aproximar mais do ecossistema empreendedor promovido pela Inova, além de se reconectar com a Universidade. Um outro objetivo consiste em formar parcerias com outras empresas-filhas da Universidade, trabalhando para que esses empreendimentos possam ser destinos de profissionais formados pela Generation Brasil.
“A Generation Brasil atua em várias cidades, e Campinas é uma delas. Como existe um ecossistema empreendedor de empresas-filhas da Unicamp, temos em nosso horizonte criar um relacionamento para que essas empresas-filhas possam recrutar os nossos alunos formados, de forma a aumentar ainda mais o impacto social, algo a ser proporcionado não somente pela Generation Brasil, mas por todo esse ecossistema empreendedor fomentado pela Inova Unicamp”, afirmou a premiada.
Matéria publicada originalmente no site da Inova Unicamp.
Leia mais:
19º Encontro Anual Unicamp Ventures mostra diversidade das empresas-filhas da Unicamp