Faleceu, na madrugada desta quinta-feira, 21, aos 63 anos, a professora aposentada do Instituto de Geociências (IG) Sueli Yoshinaga Pereira. Reconhecida por suas pesquisas em hidrogeologia, gestão das águas subterrâneas e caracterização de aquíferos, a docente era graduada em geologia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Geociências pela mesma instituição. Yoshinaga tornou-se livre-docente pela Unicamp em 2013, onde se manteve como professora associada colaboradora após sua aposentadoria.
Yoshinaga foi diretora da Divisão de Geologia do Instituto Geológico, atual Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo, e pesquisadora científica na área de hidrogeologia e planejamento territorial. No IG, foi responsável pela disciplina de Hidrogeologia e trabalhou com temas de gestão de recursos hídricos e estudos integrados. Em 2016, ajudou a fundar o Grupo GEOTRÊS, sobre Resiliência em Cidades e Comunidades, juntamente com a Defesa Civil e o CEPED-Unicamp.
A direção do IG, em nota enviada à comunidade, manifestou seu pesar, lembrando a trajetória acadêmica da docente, “marcada pelo compromisso com a excelência no ensino e na pesquisa, contribuindo significativamente para a formação de profissionais e o avanço do conhecimento na área de Geociências. A Professora Sueli atuou como docente no Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN), onde coordenou projetos de pesquisa e orientou diversos alunos de graduação e pós-graduação”. A chefe do DGRN, Ana Elisa Silva de Abreu, em nome do Departamento, afirma que Yoshinaga “será lembrada como uma pessoa leve, que estava sempre sorrindo. Comprometida com o ensino e com a defesa das águas, que gostava e acreditava no que fazia profissionalmente”. O IG decretou luto de três dias.
Haverá uma cerimônia de despedida no dia 23 de novembro, sábado, das 10h30 às 11h30, no Memorial Bom Pastor, situado à rua Sylvia da Silva Braga, s/nº, Campo dos Amarais, em Campinas.
Matéria publicada originalmente no site do Instituto de Geociências.
Veja algumas das notícias publicadas no Jornal e no Portal da Unicamp:
Em campos, jorra algo mais que petróleo
Poluentes ameaçam mananciais de aquíferos batizados pela Unicamp
Engenheiro analisa ciclo das águas em aquíferos
Defesa Civil estreita parceria com IG para formação de agentes