Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

França sedia 2ª edição do Seminário Internacional Refúgio Acadêmico

Evento é iniciativa da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Unicamp em parceria com o Institut Convergences Migrations, da França

Entre os dias 26 e 29 de novembro, a Unicamp, em parceria com instituições francesas e latino-americanas, realiza, na França, a segunda edição do Seminário Internacional Refúgio Acadêmico.

O evento será sediado em três locais – no campus Condorcet, em Aubervilliers, na Universidade de Paris Nanterre e na Sciences Po Lille – e reunirá especialistas, estudantes e instituições para debater políticas de acolhimento acadêmico de pessoas em situação de deslocamento forçado.

A realização é fruto de uma colaboração entre a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Unicamp (CSVM-Unicamp), o Institut Convergences Migrations, a Universidade de Lille, o Clersé (Centre Lillois d’Études et de Recherches Sociologiques et Économiques), a Universidade da República (Uruguai) e outras instituições parceiras.

Logo do Seminário Refúgio Acadêmico

A edição inaugural do seminário aconteceu na Unicamp em 2022 e reuniu cerca de 90 pessoas de várias nacionalidades. Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, presidenta da CSVM-Unicamp e uma das organizadoras, diz que esta segunda edição representa um marco na internacionalização do projeto. “Nosso seminário inicia uma carreira internacional, trazendo reflexões e proposições para um efetivo acolhimento de indivíduos em risco.”

A proposta de sediar a segunda edição na França partiu do antropólogo Michel Agier, referência global em estudos de deslocamento forçado, que esteve na Unicamp para o primeiro seminário em 2022.

A programação inclui palestras, mesas-redondas e atividades culturais. No dia 26, o coquetel de abertura será realizado na embaixada do Brasil na França, com presença do embaixador, Ricardo Neiva Tavares.

Além de Ana Carolina Maciel, a delegação da Unicamp conta ainda com a presença da chefe de gabinete adjunta, Adriana Nunes Ferreira, pesquisadores e ativistas que se dedicam à temática do refúgio contemporâneo.

Evento de lançamento do programa Refúgio Acadêmico realizado em abril de 2022
Evento de lançamento do programa Refúgio Acadêmico realizado em abril de 2022

Mobilização acadêmica para acolhimento

O projeto Refúgio Acadêmico começou em 2021, quando houve um acirramento da crise humanitária no Afeganistão. Naquele contexto, Maciel e o pesquisador Omar Ribeiro Thomaz discutiram a necessidade de uma mobilização acadêmica para acolher os deslocados. “Desde o início, a Unicamp se destacou como pioneira, e o movimento logo se expandiu para outras universidades brasileiras”, relembra Maciel.

A proposta ganhou visibilidade com a publicação de um artigo na Folha de São Paulo sobre como as universidades poderiam se tornar espaços de acolhimento para alunos, docentes e pesquisadores em risco. “Desde então, expandimos nosso escopo para incluir nacionalidades diversas e promover o acolhimento de alunos, pesquisadores e docentes em risco”.

Em agosto deste ano, foi anunciada pela Unicamp uma nova modalidade pioneira de ingresso aos cursos de graduação e pós-graduação que será oferecida às pessoas em situação de deslocamento forçado. Atualmente, a Unicamp já conta com um processo simplificado, mas a nova modalidade ampliará as possibilidades de acolhimento.

Ir para o topo