Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Relatório Final da Avaliação Institucional é aprovado em sessão do Consu

Documento refere-se aos anos de 2019 a 2023 e trata-se de um instrumento obrigatório a ser realizado a cada cinco anos

A sessão ordinária do Conselho Universitário (Consu) realizada nesta terça-feira (26) aprovou o Relatório Final da Avaliação Institucional da Unicamp referente aos anos de 2019 a 2023. Elaborado a cada cinco anos, o instrumento é um componente obrigatório para que as instituições de ensino procedam seu recredenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação, órgão para o qual a publicação é enviada. Também é um recurso importante para que a Universidade faça a revisão e o aprimoramento de seu planejamento estratégico.

Lançada em dezembro de 2023, esta edição da Avaliação Institucional contemplou o trabalho das unidades de ensino e pesquisa, centros e núcleos e colégios técnicos da Unicamp em torno de 13 áreas: governança e gestão; gestão da saúde; comunicação; sustentabilidade; direitos humanos; educação básica e técnica; graduação e ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior); pós-graduação; pesquisa; inovação social e tecnológica; internacionalização; extensão e cultura; e egressos e alumni. Desses tópicos, os temas sustentabilidade, gestão de saúde, direitos humanos e comunicação foram avaliados pela primeira vez.

O processo avaliativo ocorreu ao longo de 2024. As informações coletadas pelas unidades na etapa de avaliação interna foram reunidas pelo Escritório de Dados Institucionais e Suporte à Decisão (Edat) da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e analisadas por comissões responsáveis pela redação de cada um dos 13 capítulos, referentes aos 13 temas avaliados. Depois, os capítulos foram enviados para a avaliação de comissões externas, formadas por brasileiros e estrangeiros especialistas nas áreas, para que fossem feitas considerações e recomendações para cada tema.

A coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, agradeceu a todos os profissionais e setores envolvidos na coleta de dados, na compilação e na elaboração do relatório. “A dedicação de toda a comunidade permite que a Universidade se mantenha como uma instituição de excelência, relevante e alinhada às demandas da sociedade”, destacou Moretti.

Acesse o Relatório Final da Avaliação Institucional:

Ir para o topo