O Relatório n° 4546344/2024 da Polícia Federal indica a participação de um professor de nosso quadro docente nas atividades antidemocráticas que visaram à abolição do Estado Democrático de Direito em nosso país, em especial por meio da tentativa de embasar a contestação do resultado das eleições presidenciais de 2022. Lamentamos profundamente que um membro de nossa comunidade tenha, aparentemente, se associado a ações coordenadas a fim de disseminar informações falsas sobre o processo eletrônico de votação.
Nossa Universidade tem uma longa tradição de luta pela democracia e de alinhamento com os valores democráticos que remonta à década de 1970. Essa luta se materializou nas diversas batalhas que travamos, junto a setores da sociedade civil, para reconquistá-la, fortalecê-la e ampliá-la e para amplificar seu conteúdo de justiça social. Essa luta também se expressou por meio da atuação de grandes nomes de nosso quadro de docentes.
Dessa forma reiteramos nosso profundo compromisso institucional com a defesa do Estado Democrático de Direito e repudiamos toda e qualquer tentativa de resolver a disputa de ideias na sociedade que não seja a expressão soberana de nosso povo nas urnas, de acordo com as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral de nosso país.
Campinas, 28 de novembro de 2024
Reitoria da Universidade Estadual de Campinas