Os reitores Antonio José de Almeida Meirelles, da Unicamp, e Mao Junfa, da Universidade de Shenzhen (SZU), da China, assinaram, na manhã desta sexta-feira (5), um memorando de entendimento pelo qual as duas instituições poderão iniciar colaborações acadêmicas, desenvolvimento conjunto de pesquisas, além de intercâmbio de professores e estudantes.
Fundada em 1983, a SZU é considerada uma universidade jovem, que, no entanto, apresentou um crescimento rápido nas últimas décadas, tornando-se uma instituição “abrangente”, segundo Mao Junfa. De acordo com o dirigente, a universidade conta com um serviço de assistência e com pesquisas na área da saúde, sendo reconhecida também como polo de desenvolvimento de tecnologia e inovação.
“A Universidade é jovem e está localizada em um município também jovem – Shenzhen –, conhecida como uma cidade inovadora. Tenho a confiança de que nós [Unicamp e SZU] encontraremos um ponto para colaborações”, disse Mao Junfa, que veio acompanhado de cinco auxiliares.
O reitor da Unicamp disse ter encontrado muitas semelhanças entre as duas universidades. Citou, como exemplo, o fato de ambas oferecerem disciplinas da mesma área, realizarem a gestão de hospitais e adotarem uma abordagem similar no que se refere à atuação nas áreas de tecnologia e de inovação.
Meirelles lembrou, ainda, que a Unicamp já tem tradição em parcerias com empresas estrangeiras – algumas delas chinesas ou brasileiras que receberam capital chinês. “Portanto, acho que temos muitas semelhanças e estamos muito dispostos a firmar essa parceria”, disse. Para o reitor da Unicamp, esses acordos podem ocorrer em diversas áreas e em diversos níveis. “Uma coisa que nos interessa é promover intercâmbio de estudantes, mesmo que seja de curto período”, adiantou.
Meirelles apresentou à delegação chinesa o projeto do HIDS – o Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável – e convidou os chineses a participarem do projeto. O HIDS está em fase de implementação numa área de 11,2 milhões de m² no campus de Barão Geraldo e pretende ser um distrito de inovação para a região e para o país.
“Apesar de ser uma Universidade jovem, a SZU já conta com alto reconhecimento na China e no mundo. A partir de agora vamos trabalhar para ver onde podemos realizar colaborações, ou fechar uma parceria específica”, disse o professor Osvaldir Taranto, da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp, que organizou a visita.