O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu na noite do último dia 4, em São Paulo, a Medalha Mérito Tamandaré, entregue pela Marinha do Brasil a personalidades e instituições civis e militares do Estado de São Paulo.
Segundo representantes da Marinha, a honraria é concedida a autoridades ou instituições que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.
“Embora seja uma homenagem à pessoa física do reitor, considero que ela reflete uma universidade muito mais aberta para a interação e o diálogo com outras instituições públicas, com a sociedade civil e com as empresas”, disse Meirelles durante a cerimônia.
“Particularmente no caso da colaboração com a Marinha, estabelecemos o convênio Unicamp-Amazul nos marcos do projeto CancerThera [Centro de Inovação Teranóstica em Câncer], uma das mais importantes iniciativas da Universidade e da FCM [Faculdade de Ciências Médicas] quanto ao tratamento oncológico na fronteira do conhecimento”, acrescentou o reitor.
Em setembro deste ano, Meirelles e o almirante Newton de Almeida Costa Neto assinaram um memorando de entendimento pelo qual a Unicamp e a empresa pública Amazul (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.) – ligada à Marinha – estarão autorizadas a firmar acordos visando à cooperação técnica e científica.
No final de novembro, a Unicamp, a Amazul e o CancerThera realizaram um workshop para discutir a irradiação de alimentos e a transição energética.