Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias Premiações

Alunos recebem prêmio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Iniciativa contemplou autores de melhores trabalhos apresentados durante congresso que reuniu 1.593 estudantes

O auditório do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp ficou lotado na última quinta-feira (12), durante a entrega do prêmio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) – 2024. Familiares, colegas e professores prestigiaram os 20 estudantes contemplados pela premiação, conferida aos autores dos melhores trabalhos apresentados durante o 32º Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Cada ganhador receberá R$ 3.500. 

Foto dos premiados no PIBIC 2024
Alunos premiados e dirigentes da Universidade durante a premiação: processo de avaliação envolveu dezenas de docentes

Realizado em novembro, o Congresso de Iniciação Científica contou com a participação de 1.593 estudantes de graduação de diversas universidades, além de alunos do ensino médio. O prêmio, restrito a alunos da Unicamp, contabilizou 1.042 inscritos neste ano, de todas as faculdades e institutos da Universidade. O processo de avaliação envolveu a participação de dezenas de professores, de diferentes instituições de ensino superior do país.

Coube ao reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, presidir a cerimônia de entrega do certificado de mérito científico Pibic – 2024, na quinta-feira. O evento contou, ainda, com a presença dos docentes Ivan Toro, pró-reitor de Graduação da Universidade; Ana Maria Frattini Fileti, pró-reitora de Pesquisa; e Marco Aurélio Cremasco, assessor da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec), representando o pró-reitor Fernando Coelho. Durante a premiação, os quatro professores enfatizaram a qualidade dos trabalhos vencedores, incentivando os alunos a seguirem suas trajetórias como pesquisadores, e exaltaram a preocupação da instituição com a busca constante pela excelência.

Foto colorida do reitor da Unicamp
O reitor Antonio José de Almeida Meirelles: pesquisa como instrumento de aprendizado
Ana Maria Frattini Fileti, pró-reitora de Pesquisa: destacando o papel dos professores no processo

Ao parabenizar os alunos e seus orientadores, o reitor dedicou atenção particular à importância da tradição da Unicamp em utilizar a pesquisa como um instrumento de aprendizado. A Universidade, apontou, diferencia-se por ensinar a seus estudantes técnicas para lidar com o conhecimento já na graduação. “Cada vez mais, a ideia de atividade científica, ou do que é o método de desenvolvimento da ciência, influencia as atividades fora dos institutos e dos locais de ensino da pesquisa. O conhecimento vinculado à busca por soluções baseadas em evidências e fatos pode fazer uma imensa diferença não apenas na qualidade do trabalho profissional que vocês vão exercer, mas também na qualidade dos resultados que vocês geram para a sociedade”, disse Meirelles.

Responsável pelo prêmio e pelo Congresso de Iniciação Científica, Fileti destacou o papel dos professores tanto ao estimular os estudantes a ingressarem no universo da pesquisa como ao orquestrar os estudos realizados em seus laboratórios, estabelecendo diálogos com outras áreas e instituições. “Não tenho dúvidas de que todos os trabalhos tiveram sua origem na pesquisa de um docente antenado com o mundo, que traz o reflexo desse mundo para dentro do seu laboratório. Laboratório este formado por mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos que abraçam o estudante de iniciação científica. É isso que leva à excelência da Universidade. Pelo número de estudantes que a Unicamp tem e pelas pesquisas que faz, percebe-se que a pesquisa escoa para dentro da graduação.”

Foto colorida do pró-reitor de graduação
Ivan Toro, pró-reitor de Graduação: reconhecimento da busca incessante pelo conhecimento
Marco Aurélio Cremasco, assessor da Proeec: diversidade e conhecimentos interligados

Em sua participação, Toro incentivou os estudantes a continuarem mirando a superação. “Este prêmio é o reconhecimento da busca incessante pelo conhecimento e pela excelência. Que não se restrinjam à academia, mas que promovam impactos na sociedade”, afirmou o professor.

Já Cremasco destacou a diversidade de temas e de campos do saber contemplada pelo prêmio. Citando cada um dos 20 premiados e seus orientadores, o docente argumentou que os conhecimentos estão interligados, oferecendo uma breve síntese de cada um dos trabalhos para sinalizar sua importância para a sociedade. “Tivemos mais de mil inscritos no congresso. Por mais específico que fosse cada trabalho, de algum modo cada um estabeleceu uma relação dialógica com a sociedade. E, quando pensamos em um trabalho de iniciação científica, o aluno está em sala de aula visando ao outro. Trata-se do exercício da empatia. Estamos fazendo extensão universitária. A Unicamp não negligencia.”

Confira a lista dos 20 alunos premiados:

Ir para o topo