Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O auditório do Centro de Convenções ficou lotado na manhã de sexta-feira (13) para acompanhar a entrega dos prêmios institucionais da Unicamp do ano de 2024. No total, 74 profissionais foram premiados, em seis categorias: Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz; Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação; Prêmio Proeec de Extensão Universitária; Reconhecimento Acadêmico para Pesquisadores da Carreira de Pesquisador; Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino Magistério Secundário Técnico; e Reconhecimento Discente de Desempenho em sua Formação Técnica dos Colégios Técnicos da Unicamp.

Mesa de abertura da entrega dos prêmios institucionais em 2024
Mesa da cerimônia de entrega dos prêmios institucionais, realizada no Centro de Convenções

Instituído em 2013, o prêmio acadêmico Zeferino Vaz é uma homenagem ao fundador e primeiro reitor da Unicamp. Na edição 2024, o prêmio agraciou 23 docentes que se destacaram em suas funções de docência, pesquisa e extensão ao longo do ano. Os contemplados receberam diplomas das mãos do reitor Antonio José de Almeida Meirelles e da coordenadora-geral da Universidade, professora Maria Luiza Moretti.

O Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação coube a 24 professores que se destacaram em atividades de ensino na graduação. A comissão especial que analisa o mérito dos candidatos inscritos para a disputa leva em consideração, entre outros critérios, a avaliação feita pelo corpo discente.

O reitor lembrou que a Unicamp tem aprimorado os mecanismos de reconhecimento de mérito de seus servidores e citou a existência de outras premiações, como as que contemplam os profissionais de apoio à pesquisa, os que fazem iniciação científica, os pós-graduandos e os egressos – ex-alunos da Universidade que se destacaram no mercado de trabalho, desenvolvendo atividades com impacto positivo na sociedade.

Foto colorida do reitor da Unicamp em 2024, professor Tom Zé.
O reitor Antonio José de Almeida Meirelles fala durante a cerimônia: relação cada vez mais intensa com a sociedade

“E hoje, aqui, a gente tem a grande cerimônia de premiação, que começa na Unicamp com a história de Zeferino Vaz, mas que vai evoluindo com a ideia, justamente, de agregar essa grande variedade de atividades que uma instituição de ensino superior como a nossa realiza, seja na formação de profissionais, seja na realização de ciência e produção de tecnologia e no estabelecimento de uma relação cada vez mais forte e intensa com a sociedade”, disse Meirelles.

“Hoje é um dia muito especial para a nossa Universidade”, afirmou a coordenadora-geral. “Especial porque este é o momento em que brilha a ciência”, acrescentou. “Estamos aqui reunidos para premiar e reconhecer aqueles que reafirmam, por meio do seu trabalho, o seu compromisso com a ciência e com o conhecimento.”

Foto colorida da coordenadora geral da Universidade em 2024, professora Maria Luiza Moretti
A coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti: exaltando o compromisso com a ciência e com o conhecimento

Veja os ganhadores dos prêmios institucionais 2024

Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz

Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação

Prêmio Proeec de Extensão Universitária

Prêmio de Reconhecimento Acadêmico para Pesquisadores da Carreira de Pesquisador

Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino Magistério Secundário Técnico

Prêmio de Reconhecimento Discente de Desempenho em sua Formação Técnica dos Colégios Técnicos da Unicamp

Ir para o topo