Agraciada em agosto com o título de Oficial da Ordem do Império Britânico – uma das cinco mais importantes honrarias oferecidas pela família real do Reino Unido –, Daniela Barone Soares, ex-aluna do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, foi recebida nesta quinta-feira (19) pelo reitor da Universidade, professor Antonio José de Almeida Meirelles.
CEO da Snowball Impact Investment, um fundo de investimento de impacto social orientado pelos objetivos de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU), Soares é pioneira no lançamento da ideia segundo a qual pode-se apostar em projetos de impacto social positivo com retorno financeiro, uma atividade que chamou de “filantropia de resultado”.
A Snowball atua na viabilização de projetos em áreas como as de transição energética, implementação de ecossistemas regenerativos (aqueles que, além de manterem o equilíbrio, buscam restaurar e melhorar as condições ambientais ao longo do tempo), moradias de interesse social e programas de equidade e inclusão. A brasileira recebeu a distinção do Império Britânico justamente por conta dessa sua atuação.
No evento, o reitor esteve acompanhado dos pró-reitores Ivan Toro (Graduação), Ana Fratini (Pesquisa), Fernando Sarti (Desenvolvimento Universitário) e Fernando Coelho (Extensão, Esporte e Cultura) e do diretor do IE, Célio Hiratuka, além de professores de diversas áreas. Meirelles mostrou à executiva alguns dos projetos de pesquisa em desenvolvimento na Universidade.
“Sabemos que a Daniela tem uma forte ligação com a Unicamp e que muitos dos projetos desenvolvidos em sua atividade guardam similaridades com o que fazemos aqui”, explicou o reitor. “Nós temos uma política forte de inclusão. Temos uma história de inovação. Tudo isso coincide com a atividade da Daniela.”
Meirelles apresentou o programa Campus Sustentável e o HUB Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS), um distrito inteligente que está em fase de implementação em uma área de 11,2 milhões de m² no campus de Barão Geraldo, em Campinas. O HIDS pretende se transformar em um centro tecnológico e de inovação, com regras urbanísticas voltadas para o desenvolvimento sustentável.
A CEO disse ter ficado emocionada ao voltar para a Unicamp, e mais especificamente para o IE, depois de mais de 30 anos. “Saí em 1991 e nunca mais voltei”, afirmou Soares, que garante ter aprendido no IE uma lição responsável por, em grande parte, definir sua área de atuação profissional. “Aqui na Unicamp, e no instituto, descobri que a economia não era uma ciência exata. A economia é uma ciência humana. E isso moldou a forma como eu passei a olhar o mundo”, revelou.A executiva conta que, em 2011, trabalhou no projeto responsável por criar o Better Society Capital, um dos primeiros bancos de investimento de impacto no mundo. Em setembro de 2019, a brasileira transferiu-se para a Snowball. Sua trajetória já lhe rendeu várias premiações. Soares esteve entre as 50 pessoas [ou mulheres?] mais influentes da área de finanças sustentáveis (2023 – Financial News); entre as cem mulheres mais influentes da área de engenharia (2019 – Financial Times); entre as 20 Pessoas que estão Mudando o Brasil e o Mundo para Melhor (2017 – Istoé Dinheiro); e entre as cem pessoas que fazem da Grã-Bretanha um lugar melhor (2008 – Independent on Sunday “Happy List”).