A Comissão de Vestibulares da Unicamp (Comvest) realizou, nessa sexta-feira (10/1), a entrega de 50 exemplares do livro “Redações 2024” a estudantes e professores da educação básica de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. O livro, publicado pela Editora da Unicamp, reúne as 30 melhores redações do Vestibular Unicamp e as seis melhores do Vestibular Indígena unificado entre a Unicamp e a Ufscar. O município é um dos locais em que a Unicamp irá realizar a prova do Vestibular Indígena 2025, no próximo domingo (12/1), e foi a cidade com maior número de inscritos desta edição, com 1.439 candidatos do total de 2.819 inscritos.
O evento de lançamento, realizado na Maloca Cultural da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), reuniu cerca de 50 estudantes, além de educadores e de autores que tiveram a redação publicada no livro. Das seis redações selecionadas, duas foram feitas por candidatos de São Gabriel da Cachoeira. Um deles, Geraldo Trindade Montenegro, esteve presente e recebeu o certificado de honra ao mérito do coordenador do departamento de educação e patrimônio cultural da FOIRN, Melvino Fontes, e da equipe da Comvest.
Durante a entrega dos exemplares, os estudantes indígenas da Unicamp, que são da região do Alto Rio Negro e estavam na cidade em período de férias, também participaram do evento e contaram um pouco de sua experiência na universidade, como forma de incentivar outros jovens a ingressar no ensino superior público.
Esta é a segunda vez que a Unicamp inclui as redações do Vestibular Indígena na publicação. A primeira vez ocorreu na edição passada.
O livro pode ser adquirido pelo site da Editora da Unicamp.
Leia mais: