O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, participou nesta quarta-feira (15) da cerimônia de posse da professora Maysa Furlan no cargo de reitora da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em uma solenidade realizada no Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, em São Paulo, Furlan se tornou a primeira mulher a assumir o cargo em quase meio século de existência da instituição.
Professora titular do Instituto de Química do campus de Araraquara (SP), Furlan terá como vice-reitor o professor Cesar Martins, do Instituto de Biociências – Campus de Botucatu (IBB). Os dois vão comandar a Unesp no próximo quadriênio (2025-2028).
“Os professores Maysa Furlan e Cesar Martins reúnem as melhores condições para uma gestão de muito sucesso à frente da Unesp”, disse o reitor da Unicamp. “Grande experiência administrativa, ótimo desempenho em termos de produção acadêmica e grande disponibilidade para o diálogo e a procura de convergências e compatibilidades com a comunidade da Unesp, com as demais universidades, com os poderes constituídos e com a sociedade civil paulista e brasileira.”
“Com certeza, os dois darão continuidade ao excelente trabalho que o professor Pasqual Barretti realizou nestes últimos quatro anos como reitor da Unesp”, finalizou.
A solenidade reuniu cerca de mil convidados, entre os quais os secretários estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, que representou o governador Tarcísio de Freitas.
Trajetória acadêmica
Furlan é a 15ª pessoa a ocupar a função de reitor na Unesp. Nascida em Mirassol, no interior paulista, a professora iniciou sua trajetória acadêmica na graduação da Unesp de Araraquara, em 1978. Em seguida, fez mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP).
“Temos que avançar no conhecimento e encontrar soluções a fim de atrair os jovens para a universidade e para o ensino superior. Para tanto, é fundamental a continuidade do investimento financeiro para o almejado desenvolvimento da nossa sociedade”, afirmou a nova reitora da Unesp, em seu primeiro discurso no cargo.
“Nessa perspectiva, destaco o compromisso do governo do Estado de São Paulo com a manutenção do orçamento das três universidades públicas paulistas e, mais que isso, a parceria em projetos estruturais no Estado entre a Unesp, a sua capacidade instalada e as secretarias de Estado”, acrescentou.
Furlan sinalizou que pretende criar uma nova pró-reitoria na universidade encarregada dos assuntos relacionados à equidade, diversidade e permanência estudantil.
Graduados na Unesp
Nascido em Terra Roxa, interior do Paraná, o vice-reitor é graduado em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Martins fez mestrado e doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, já como docente da Unesp, atuou como diretor do Instituto de Biociências do campus de Botucatu e como diretor-presidente da Fundação do Instituto de Biociências (Fundbio).
“Para entender este mundo, chegamos ao desafio de fazer a correta leitura da sociedade em que vivemos. O que pensa, aquilo de que precisa, o que quer e, o mais importante, aonde quer chegar. Uma coisa é certa. Não serão grupos de WhatsApp e Instagram que definirão a solução dos grandes problemas. O conhecimento se constrói, necessita de investimentos e leva tempo para ser consolidado. Isso necessariamente passa pelas escolas”, afirmou.
A gestão liderada por Furlan e Martins consolida uma sequência inédita de três reitores consecutivos graduados na própria Unesp.
Criada em 1976, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” possui 31.400 estudantes matriculados em 136 cursos de graduação e 12.700 alunos vinculados a 139 programas de pós-graduação stricto sensu.
A Unesp conta com 34 unidades, distribuídas por 24 campi, sendo 22 no interior, 1 no litoral e 1 na capital, que abriga também a reitoria.