A Prefeitura Universitária prometeu realizar ajustes no novo sistema de transporte por fretados que entrou em operação na Unicamp no dia 20 de janeiro. De acordo com o prefeito universitário, Juliano Finelli, até o próximo sábado, dia 25 de janeiro, a prefeitura pretende realizar uma primeira alteração nas rotas dos ônibus.
Segundo Finelli, pode haver mudanças nos horários das linhas de entrada, com antecipação em relação ao horário original. Ele garante que essas alterações serão comunicadas de forma antecipada por meio do aplicativo ABM BUS.
O prefeito diz ainda que no período noturno, “dentro da rota estabelecida”, os motoristas poderão realizar paradas fora dos pontos pré-determinados, “de forma a garantir a segurança e o conforto dos usuários”. (Acesse aqui a íntegra da nota da prefeitura.)
Para Finelli, essas alterações tornaram-se possíveis por conta da recente atualização dos dados cadastrais feita pelos usuários. A prefeitura afirma que ao menos 20% dos cerca de 3 mil usuários do sistema estavam com o cadastro desatualizado. Haverá atualizações contínuas do sistema, até que o serviço esteja plenamente consolidado, acrescentou o mandatário.
Segundo o prefeito, as premissas do serviço de ônibus fretados, definidas há um ano e meio, preveem itens como a disponibilização de carros novos com um certo padrão de conforto. A ideia, diz, foi montar um modelo que permitisse um menor tempo de trajeto e no qual os veículos chegassem o mais perto possível da residência dos usuários.
“Na nossa premissa, definimos que a maior distância entre a residência do servidor e o ponto do ônibus não poderia ser maior que 500 metros. Outros parâmetros: que os trajetos feitos dentro de Campinas devem durar até 70 minutos e que os realizados para cidades vizinhas sejam cumpridos em até 90 minutos”, informou o prefeito.
Nos últimos anos, diz Finelli, houve um crescimento significativo na demanda pelo serviço, por conta de um avanço social. A prefeitura conseguiu aprovar uma regra estabelecendo que o desconto em folha pelo serviço de fretados seja apenas sobre o vencimento base, sem considerar gratificações, quinquênios e sexta parte. Foram também ajustadas as faixas de desconto, de maneira que varie entre 2,5% (nível médio) e 4,5% (teto), de acordo com a faixa salarial (acesse aqui a tabela).
“Com a implantação dessa nova sistemática, tivemos casos de servidor que pagava R$ 220 e passou a pagar R$ 80”, revelou. A mudança resultou em um crescimento relevante na procura pelo serviço, sendo necessário até mesmo elaborar uma lista de espera.
Cadastro
O prefeito afirmou que uma semana antes do início das operações, a prefeitura divulgou as novas rotas dos ônibus para que o servidor pudesse se preparar com alguma antecedência. Neste momento, no entanto, constatou-se haver inconsistências no cadastro dos servidores.
“Para nossa surpresa, na semana passada, mais precisamente na última terça-feira [14], nós identificamos um número excessivo de dados cadastrais inconsistentes – CEP, endereço ou jornada de trabalho. Diante disso, chamamos a empresa contratada para a operação e explicamos a situação. Eles se propuseram a nos ajudar, já que não foram contratados para fazer a roteirização [do serviço]”, disse.
Finelli afirmou ter sido elaborada uma roteirização provisória para atender cerca de 800 casos identificados até o dia 14, impactando o planejamento.
“Por conta desse problema, surgiram casos como linhas mais longas e pontos fora do lugar adequado. Mas todas essas demandas estão sendo avaliadas. E vamos dar uma solução. Já acertamos isso com a empresa”, garante. Segundo Finelli, novas mudanças devem ocorrer, já que os usuários alteram seus dados cadastrais continuamente.
Acesse a íntegra da nota da Prefeitura Universitária:
https://prefeitura.unicamp.br/2025/01/22/nota-sobre-problemas-nos-servicos-de-transporte-fretado/