Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Manchete Notícias

Unicamp se prepara para receber os calouros de 2025

Programação terá caminhada com atividades culturais e esportivas; projetos estudantis e indígenas pretendem estimular o pertencimento e a diversidade

A Calourada 2025 é promovida pela PRG e pela Proeec
A Calourada 2025 é promovida pela PRG e pela Proeec

A Unicamp dará as boas-vindas aos novos estudantes de graduação e do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis) no próximo dia 24 de fevereiro. A programação da Calourada 2025 contará com atividades esportivas e culturais para que os ingressantes conheçam os diferentes aspectos da vida universitária, os serviços oferecidos aos estudantes e as oportunidades que podem fazer a diferença em sua formação. As atividades ocorrerão nos campi de Barão Geraldo, em Campinas, e da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira. Aos ingressantes da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), será oferecido transporte para participar do evento em Campinas. A Calourada 2025 é promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec).

“Espero que nossos estudantes tenham consciência de que darão início aos melhores anos de suas vidas”, destacou Ivan Toro, pró-reitor de Graduação, convidando os ingressantes a conhecerem e a aproveitarem todas as oportunidades científicas, culturais, sociais e esportivas que a Universidade oferece. “A Unicamp tem condições de dar todo o apoio de que os estudantes precisam, do ponto de vista pedagógico, social e de integração no espaço universitário.”

A Calourada 2025 terá início com uma caminhada pelos campi promovida pela Diretoria de Esportes da Proeec. Em Campinas, a concentração acontecerá a partir das 8h30, na Praça da Paz. No percurso previsto, os estudantes passarão pela Rua Monteiro Lobato e pela Rua Sérgio Buarque de Holanda, contornando a Praça do Ciclo Básico, até chegar ao Ginásio Multidisciplinar de Esportes (GMU). Ao longo da caminhada, os alunos poderão participar de atividades e desafios esportivos, organizados pelas atléticas e entidades estudantis, além de interagirem com o Bloco do Circo, formado por artistas da Cia. Oruã, da Companhia do Bagaço, da dupla Casca Trupe e da Rede de Palhaças de Barão Geraldo.

Na chegada ao GMU, os estudantes serão recepcionados pelo agito da PercUrsão, uma das baterias estudantis da Unicamp. Ainda no local, haverá uma apresentação institucional dos pró-reitores de Graduação e de Extensão, Esporte e Cultura, Toro e Fernando Coelho, respectivamente, e ocorrerá a distribuição do kit ingressante, composto por uma sacola reutilizável, uma camiseta, uma caneca e um vale-bandejão, válido para o almoço ou jantar no dia 24 nos restaurantes universitários de Barão Geraldo, da FCA ou da Faculdade de Tecnologia (FT) em Limeira.

Em Limeira, a caminhada ocorrerá no dia 25, a partir das 15h30, no vão entre os prédios de ensino da FCA, e contará com o som da Limeteria. Nas duas cidades, centros acadêmicos, coletivos e entidades estudantis repassarão aos alunos informações e dicas importantes sobre as bolsas de estudos e os projetos dos quais podem participar.

Na chegada ao Ginásio Multidisciplinar, os estudantes serão recepcionados pelo agito da PercUrsão, uma das baterias estudantis da Unicamp
Na chegada ao Ginásio Multidisciplinar, os estudantes serão recepcionados pelo agito da PercUrsão, uma das baterias estudantis da Unicamp

Integração e pertencimento

Este é o segundo ano em que a Unicamp oferece aos estudantes veteranos a oportunidade de participar de e desenvolver projetos com foco na integração dos calouros por meio do Edital Acolhe, que auxilia os alunos mais experientes na execução de atividades extracurriculares nas áreas de ciência e tecnologia, artes e cultura e esportes e saúde e no engajamento estudantil. Os projetos selecionados serão desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2025.

“Esse é um edital interessante porque estimula os alunos veteranos a desenvolverem projetos para incluir os alunos ingressantes. Isso é muito positivo. Trata-se de uma conexão muito importante de ser criada”, afirmou Toro. Segundo o pró-reitor, a iniciativa também contribui para evitar os trotes universitários, proibidos na Unicamp. “Por meio dos projetos, estimulamos o senso de responsabilidade nos veteranos, além de os calouros conhecerem seus direitos na qualidade de estudantes, a fim de saberem quem podem procurar em caso de surgir algum problema durante a vida universitária.”

Outra iniciativa que visa ao acolhimento e à promoção da diversidade é a Calourada Indígena, voltada aos estudantes que ingressaram na Universidade por meio do Vestibular Indígena da Unicamp. O evento ocorrerá no dia 17 de março, na Casa do Lago, no campus de Barão Geraldo.

Uma novidade da Calourada Indígena deste ano será a apresentação aos ingressantes do Programa Formativo Intercultural para Ingressantes pelo Vestibular Indígena (Profiivi). Com duração de dois semestres, o programa tem por objetivo capacitar os estudantes antes do ingresso nos cursos de graduação propriamente ditos, reduzindo a evasão. O percurso formativo conta com oito currículos, contemplando quatro áreas: artes; ciências biológicas e profissões da saúde; ciências humanas; e ciências exatas, tecnológicas e da terra. Após o cumprimento das atividades do Profiivi, os estudantes iniciarão os cursos de graduação para os quais foram aprovados. “Trata-se de uma mudança importante na oportunidade que nossos estudantes indígenas têm de chegar aos cursos mais preparados e de poder vivenciar a graduação”, avaliou Toro.

A Calourada Indígena ocorrerá no dia 17 de março, na Casa do Lago, no campus de Barão Geraldo
A Calourada Indígena ocorrerá no dia 17 de março, na Casa do Lago, no campus de Barão Geraldo

Fique atento

Todas as informações a respeito dos prazos e procedimentos para a confirmação de matrícula obrigatória, aproveitamento de estudos e demais responsabilidades dos ingressantes estão reunidas no site da PRG, na página da Calourada 2025.

Acesse outras informações no site da Diretoria Acadêmica (DAC).

Unicamp se prepara para receber os calouros de 2025
Ir para o topo