A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) inaugurou o Centro Clínico Multidisciplinar na manhã desta segunda-feira (24). Estima-se que os atendimentos devem ocorrer já no segundo semestre deste ano para os pacientes da cidade de Piracicaba e da região.
As instalações são modernas e oferecem o conforto necessário para o atendimento dos pacientes, além de cumprirem todas as determinações da vigilância sanitária e de biossegurança, desta forma reduzindo ao mínimo a questão de contaminação cruzada entre pacientes – quando um indivíduo tem uma doença que pode ser transmitida para outro paciente. O espaço conta com 96 consultórios odontológicos, totalmente isolados, que simulam um consultório privado, diferente da clínica convencional das outras faculdades. Os mais modernos equipamentos estão sendo adquridos para equipar os consultórios.
“Acredito que, no Brasil, não haja nenhuma clínica no padrão que temos hoje. No mundo, não conheço nenhum local que siga esses padrões, e, se existir, são poucos. É uma construção que atende todos os desejos e as demandas da Faculdade. É uma vitória para a FOP”, disse o diretor, Flávio Henrique Baggio Aguiar.

Entre as autoridades presentes, estavam o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles; o prefeito de Piracicaba, Hélio Zanatta; o diretor da FOP, Flávio Henrique Baggio Aguiar; o deputado estadual Alex Madureira; o vereador de Piracicaba Pedro Kawai; e os ex-diretores da FOP Antonio Wilson Sallum(gestão 1998-2002) e Francisco Haiter Neto (gestões 2006-2010 e 2018-2022).
“Celebramos uma conquista de 25 anos. A FOP e a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) são um imenso orgulho para a Unicamp. As duas Unidades de ensino de graduação, pesquisa e extensão preexistem à Universidade. A FOP destaca-se em pesquisa internacional realizada dentro da Unicamp elevando a avaliação da Universidade nos rankings”, disse Meirelles. A faculdade ocupa a 26ª colocação entre as melhores faculdades de odontologia do mundo, de acordo com levantamento da consultoria britânica QS World University.
O reitor ainda destacou a atuação da unidade na extensão. “Ela consegue ter excelente qualidade na graduação, na pós-graduação e é inclusiva. O cursinho pré-vestibular Pirabixo, mantido pelos graduandos FOP, teve 13 aprovações nas principais universidades públicas do estado de São Paulo”.
O prefeito de Piracicaba falou da importância da insistência e da persistência frente à dificuldade. “O mais importante é saber que, lá na frente, se a gente sonha, e sonha junto, a gente chega lá. É um edifício para toda a saúde de Piracicaba. A Unicamp continua fazendo aquilo que nasceu para fazer e fazer bem-feito, que é ajudar pessoas e fazer o estado de São Paulo se desenvolver”, destacou Zanatta.

Sallum fez um retrospecto de todas as etapas da construção, com início na aquisição do terreno até a entrega. O docente é o idealizador do projeto e responsável pelo seu ponta pé inicial. Segundo ele, a ideia era montar um hospital odontológico, que, após conversa com o secretário de saúde da época, Barjas Negri, deu lugar ao Centro Clínico Multidisciplinar.
Haiter Neto teve papel importante no desenvolvimento do projeto. Ele foi responsável pelo início da construção no ano de 2008. Após essa etapa, por divergências de ideias, o prédio ficou parado por seis anos. Em 2014, começaram os trabalhos novamente. Após a conclusão de mais uma fase, os trabalhos foram interrompidos. Finalmente, em 2020, na gestão do reitor Antonio Meirelles, o projeto foi concluído, lembra Haiter. “Demorou 25 anos para a conclusão do prédio. Mas, quando há continuidade de ideias, as coisas demoram, mas se realizam. Tenho certeza de que esse prédio fará mais diferença ainda na qualidade dos cursos da FOP”, relata.