Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Inova recebe visita de delegação da Itália para fortalecer ações de cooperação internacional

O objetivo do encontro foi conhecer os polos de tecnologia da região e as atividades desenvolvidas na Unicamp, visando a novas parcerias

A delegação italiana contou com a participação de representantes do governo lombardo e de membros de associações italianas da indústria e do comércio
A delegação italiana contou com a participação de representantes do governo lombardo e de membros de associações italianas da indústria e do comércio

A Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp) recebeu, no dia 21 de março, a visita de uma delegação da Lombardia, região da Itália conhecida por ser um importante centro voltado para pesquisas tecnológicas e de inovação. O objetivo da visita a Campinas e, em especial, à Universidade foi conhecer os polos de tecnologia da região e as atividades desenvolvidas na Unicamp, visando a novas parcerias em setores que envolvam tecnologias avançadas, energia renovável e saúde, além de abrir novos canais em termos de pesquisa acadêmica.

Liderada pelo governador da região da Lombardia, Attilio Fontana, a delegação italiana contou também com a participação de outros representantes do governo lombardo e de membros de associações italianas da indústria e do comércio, além de integrantes do consulado italiano, como o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara. Também participaram da delegação docentes, pesquisadores e outros representantes da Universidade Politécnica de Milão, da Universidade de Milão, da Universidade de Pavia e da Universidade de Insubria, totalizando 18 pessoas.

Coube ao reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, ao diretor-executivo da Inova Unicamp, professor Renato Lopes, e a outros representantes da Universidade, entre docentes e diretores de áreas ligadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação, recepcionar a delegação. A Prefeitura Municipal de Campinas esteve representada por Bruna Santos, diretora de Cooperação Internacional e Comércio Exterior do município.

Da esquerda para a direita, Domenico Fornara, reitor Antonio Meirelles, o governador da região, Attilio Fontana e Bruna Santos: semelhanças entre Lombardia e Campinas
Da esquerda para a direita, Domenico Fornara, reitor Antonio Meirelles, o governador da região, Attilio Fontana e Bruna Santos: semelhanças entre Lombardia e Campinas

Ações de cooperação internacional

Meirelles apresentou a atuação da Unicamp no campo da inovação e, em sua fala, destacou o compromisso da Universidade com selar parcerias internacionais que promovam a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação. O reitor ressaltou a longa relação da Unicamp com universidades da região da Lombardia e as semelhanças entre o projeto do Distrito de Inovação de Milão (Milan Innovation District – Mind) com o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), que visam ao fortalecimento de parcerias e a ações colaborativas entre instituições públicas e privadas.

“As universidades italianas vêm sendo, ao longo dos últimos anos, um dos principais parceiros estratégicos da Unicamp. Nesse encontro, pudemos discutir diversas possibilidades de cooperação, em particular as associadas à ciência, à tecnologia e à inovação em energias renováveis, saúde e manufatura. A Lombardia, especialmente o projeto do Mind, é uma de nossas inspirações para o que estamos desenvolvendo aqui na Unicamp”, declarou Meirelles.

Durante a visita, Lopes apresentou à delegação as principais atividades desempenhadas pela Inova Unicamp, como a proteção da propriedade intelectual, a transferência de tecnologias e o fomento ao empreendedorismo tecnológico .

O diretor-executivo da agência também falou sobre os projetos de cooperação em pesquisa e desenvolvimento entre a Universidade e empresas, além de descrever o trabalho desenvolvido tanto no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp quanto na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), destacando a taxa de sucesso das empresas que participam do programa de incubação, de 60% – enquanto a média nacional é de 25%.

O reitor Antonio Meirelles apresentou a atuação da Unicamp no campo da inovação e destacou o compromisso da Universidade com selar parcerias internacionais
O reitor Antonio Meirelles apresentou a atuação da Unicamp no campo da inovação e destacou o compromisso da Universidade com selar parcerias internacionais

Similaridades entre as regiões

A região da Lombardia se destaca na Itália pelos investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. A presença de universidades renomadas e de uma densa rede de startups e empresas de alta tecnologia, além de um ambiente de colaboração entre o setor público e privado, fortalece ainda mais seu papel como um polo de inovação na Europa.

Se, por um lado, a cooperação e a sinergia de projetos receberam destaque por parte do reitor da Unicamp, Lopes ressaltou as semelhanças existentes entre a Lombardia e Campinas quanto a seu protagonismo como polos tecnológicos e de inovação.

“A região da Lombardia tem similaridades com a nossa e é muito relevante na questão do desenvolvimento tecnológico e de inovação. Então, receber essa visita é muito significativo para nós. Além disso, essa visita reforça nosso compromisso com estreitar os laços internacionais a fim de promover a colaboração acadêmica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação tanto no Brasil quanto em outros países”, destacou.

Essas similaridades também constaram da fala do governador da Lombardia. Fontana ressaltou que ambas as regiões têm maneiras parecidas de pensar e trabalhar na promoção da tecnologia e da inovação, com investimentos em pesquisa e desenvolvimento e com parcerias entre universidades e empresas.

“É uma grande honra para nós estarmos aqui na Unicamp, pois estamos em um local onde são produzidos conhecimento, pesquisa e inovação. Tenho certeza de que, trabalhando juntos, poderemos melhorar nossos processos e construir uma parceria muito importante em termos de pesquisa e inovação”, afirmou.

Matéria publicada originalmente no site da Inova Unicamp.

Ir para o topo