
A professora llka de Fátima Santana Ferreira Boin assumiu, nesta quarta-feira (2), a coordenação geral do Gastrocentro da Unicamp e falou sobre os desafios a serem enfrentados de forma prioritária. Boin substitui o professor Ciro Garcia Montes. O mandato no Gastrocentro tem duração de três anos.
Considerado um centro de referência regional em doenças do aparelho digestivo e em detecção e tratamento de câncer de aparelho digestivo e fígado, o Gastrocentro realiza hoje aproximadamente 20 mil atendimentos por mês e realiza em torno de 13 mil exames mensais.
A meta, segundo a nova coordenadora, é aumentar o número de procedimentos, com maior participação em mutirões, e ampliar a realização de exames. Para a professora, o objetivo é realizar pelo menos mil procedimentos a mais e chegar a 15 mil exames.
“Somos um centro de diagnósticos moléstias do aparelho digestivo e, hoje, diferentemente de 40 anos atrás, temos um número maior de casos de câncer, principalmente na nossa região. Então, o objetivo é buscar um diagnóstico mais precoce do câncer para que esse paciente tenha uma resolutividade maior e melhor”, explica.

Outra meta prioritária em sua gestão será a instalação de um elevador, de forma a facilitar o acesso de pacientes ao terceiro andar.
O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles – que esteve na cerimônia de posse –, disse que a área da saúde da Unicamp é caracterizada por sua forte interação com a sociedade. “A área da saúde acaba sendo uma inspiração para o restante de toda a Universidade”, avaliou o reitor.