Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Cônsul do México visita a Unicamp para estreitar laços com a universidade

A ideia é criar uma cátedra a fim de abrir espaços para intercâmbios envolvendo estudantes e professores

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu, na manhã desta quinta-feira (10), o cônsul do México em São Paulo, José Alberto Limas Gutiérrez. O encontro marcou o início de conversações sobre a possibilidade de a Universidade selar parcerias com organismos governamentais e instituições de ensino superior mexicanos. Gutiérrez disse que o consulado tem interesse em estreitar os laços com as universidades brasileiras de ponta. “Não é possível que, em cerca de 190 anos de relações diplomáticas entre Brasil e México, não tenhamos nenhuma relação institucional formal com a Unicamp”, afirmou.

Encontro marcou as primeiras conversações para parcerias
Encontro marcou as primeiras conversações para parcerias

O diretor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri), Osvaldir Taranto, contou que a Unicamp mantém ações colaborativas com diversas universidades mexicanas e sugeriu criar uma cátedra a fim de abrir espaços para intercâmbios envolvendo estudantes e professores. “Trazer o consulado mexicano para nos ajudar a ampliar as nossas conexões pode ser muito importante no caso do nosso trabalho”, disse Taranto.

Também participaram do encontro o chefe do Gabinete do Reitor, Paulo César Montagner, a diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Andréia Galvão, e a professora Nashieli Rangel Loera.

Ir para o topo